Os acidentes envolvendo vazamento de amônia em frigoríficos são muito comuns e perigosos. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o volume de acidentes envolvendo inalação de substância tóxica vem caindo, mas ainda é preocupante. Em 2016, foram registrados 14.979 acidentes em frigoríficos, com 37 óbitos. Desse total, 87 acidentes foram causados por inalação de substância cáustica, tóxica ou nociva.

A Yorgos Ambiental, empresa especializada em projetos de detecção de gás, chega à feira MercoAgro, em Chapecó, Santa Catarina, apresentando soluções que evitam acidentes, principalmente em frigoríficos. Segundo William Melo, Gerente de Produtos da Yorgos Ambiental, este mercado requer conhecimento para aplicar a solução mais adequada devido a diversidade de ambientes em frigoríficos. “Conhecer os ambientes onde será necessário o monitoramento é fundamental para especificar corretamente os modelos mais adequados e implementar um sistema eficiente”.

Todos os projetos da Yorgos Ambiental seguem os principais requisitos para atender a NR36, norma do Ministério do Trabalho para garantir a segurança dos trabalhadores da indústria de abate e processamento de carnes e derivados. “É importante que o equipamento a ser instalado nas indústrias seja adequado às condições de temperatura e umidade em ambientes refrigerados. Se o equipamento não for projetado para baixas temperaturas, provavelmente não responderá quando houver um vazamento”.

Feira

Durante a MercoAgro, a Yorgos Ambiental irá mostrar equipamentos de detecção fixa da linha Honeywell, que tem como objetivo o monitoramento contínuo de amônia. Destaque para o Sensepoint XRL, que possui tecnologia Bluetooth e permite ao usuário realizar comissionamento e manutenção do pelo celular. Basta parear o detector com smartphone e utilizar pelo aplicativo.

Na linha de detectores portáteis, a Yorgos Ambiental irá levar o GasAlert Micro5, que monitora os riscos de até 05 gases simultaneamente. Por ser portátil, o equipamento é versátil e pode ser configurado para trabalhos em espaço confinados e aplicações de segurança e emergência envolvendo riscos presentes no mercado frigorifico.

Além de detectores, a Yorgos Ambiental também trabalha com equipamentos de proteção respiratória como conjunto autônomo e máscara de ar mandado. Tais equipamentos são muito utilizados em situações emergenciais onde o ambiente contaminado é imediatamente Perigo a vida e a saúde (IPVS).

“Infelizmente, os acidentes envolvendo vazamento de amônia em frigoríficos são frequentes. Depois de estudar muito sobre o assunto e sobre a NR 36, que traz as principais diretrizes sobre como estruturar uma câmara frigorífica de forma segura, estamos prontos para dizer que temos a expertise para montar os melhores projetos”, explica Ricardo Yorgos, fundador da Yorgos Ambiental.

 

SERVIÇO

MercoAgro – Edição 2018

Data: 11 a 14 de setembro

Local: Parque Trancredo Neves, Chapecó – SC

Horário: 14h às 21h

Stand: Pavilhão amarelo estande 904, rua 900

 

Fonte: Yorgos Ambiental