O Imea divulgou na ultima semana (19/10) a terceira estimativa de oferta e demanda da soja matogrossense em 2018, com novos ajustes referentes à safra 2017/18 e novas perspectivas para a safra 2018/19.

Em relação à safra 2017/18, as principais mudanças ocorreram por parte da demanda. Essas modificações foram pautadas no aumento da demanda internacional pela soja brasileira, e pelo volume da soja esmagada, que por sua vez vem se mantendo firme no Estado.

Já no que se refere à safra 2018/19, com os reajustes e a previsão da produção realizados na safra anterior, espera-se que a oferta sofra um leve recuo ante a 2017/18. Na demanda, as expectativas são que as exportações e o consumo da soja para esmagamento se mantenham elevados.

Logo, com a perspectiva da oferta e demanda um tanto menor, é esperada uma redução nos estoques finais na safra 2018/19. Para mais informações, acesse o link.

Confira os principais destaques do boletim:

• O indicador Imea – MT para soja disponível apresentou leve recuo de 0,32%, encerrando a semana com média de R$ 70,91/sc, principalmente pela baixa procura da soja no mercado.

• O dólar fechou a última semana com uma desvalorização de 1,03%, devido, dentre outros fatores, à manutenção do atual cenário eleitoral brasileiro e a intervenção do BC no mercado de câmbio.

• O contrato corrente da CME para março/19 encerrou a semana com alta de 1,65% e cotado na média de US$ 9,03/bu.

• Após avanço de 23,13 p.p. na semana, a semeadura de soja em Mato Grosso fechou na última sexta-feira com 50,41% da área já cultivada, maior valor já registrado para o período em toda a série histórica.

Nas últimas semanas o clima tem sido um grande ponto de atenção na colheita da soja norteamericana, visto que o mercado aguarda cada nova divulgação dos relatórios de “crop progress” do USDA.

Após um ritmo inicial de colheita acelerado no mês de setembro, o processo seguiu a passos lentos durante as primeiras semanas de outubro devido a fortes chuvas no meio-oeste, como em Iowa, principal produtor de grãos do país e, até mesmo neve em determinados pontos de algumas regiões produtoras.

Já nesta segunda-feira (22/10), a colheita de soja começa a retomar o ritmo da última semana, alcançando 53% da área colhida no país, avanço de 15 p.p. no período, e aparentemente o clima vem contribuindo para o processo, principalmente no meio-oeste nos últimos dias.

Mas a dúvida que paira no mercado é se houve ou haverá impactos na produtividade e/ou qualidade do grão norte-americano.

Fonte: IMEA