Eles estão sendo puxados pelo preço do trigo

Os preços das farinhas devem aumentar no ano de 2020, puxados pela esteira dos aumentos do trigo no Brasil, no Mercosul e no Mundo, de acordo com o que informou um diretor de moinho ouvido pela T&F Consultoria Agroeconômica. Ele explica que a demanda deve aumentar no ano que vem, já que o mercado aqueceu nos últimos meses.

“Estamos esperando uma elevação nos preços do trigo, o que é muito bom, apesar de restringir um pouco a demanda, por um lado, mas, sem dúvida, será um ano de o setor ganhar dinheiro. Com estes problemas de retenciones na Argentina e de clima no Mundo, os preços do trigo estão um pouco mais altos do que o normal, além do dólar, então tudo faz com que o preço da farinha aumente mais. Obviamente quem tem trigo vai valorizar e ganhar bastante dinheiro”, disse o diretor.

Nesse cenário, ele explica também que é preciso ter muito cuidado nas negociações para não “dar um passo maior do que a perna”. “Mas, as expectativas são boas, vejo isso pela primeira vez em muitos anos. Vejo também a possibilidade de acirramento da moagem, com moinhos grandes, mais automatizados, entrando com cada vez mais força, complicando para os pequenos. Mas, pelo menos a curto prazo, vejo um ano muito promissor”, completa.

Para finalizar, a T&F informa que os preços do farelo para 2020 devem melhorar, também nessa onda de crescimento do preço do milho. “Estas duas semanas do final de ano são semanas de parada geral, para expurgo e manutenção, estamos somente fazendo algumas entregas. Os preços estão andando de lado, na maior parte das praças, porque uma parte dos compradores pararam para férias coletivas. Novas vendas só em janeiro”, conclui.

Fonte: Agrolink