Produtos com problemas e incidentes relacionados ao trabalho, juntos, causaram perdas seguradas superiores a US$ 2 bilhões nos últimos cinco anos. A informação é da New Food Magazine. A pesquisa realizada por uma empresa líder na área de serviços financeiros descobriu que a indústria de alimentos e bebidas está em segundo lugar, atrás apenas da indústria automotiva, em relação a valores perdidos por recalls de produtos.

A empresa analisou 367 reivindicações de recall de produtos por seguradoras em 28 países e em 12 setores diferentes, entre 2012 e o primeiro semestre de 2017. Defeitos no produto compõem a principal causa das reclamações de recall, seguido de contaminações. O custo médio de um incidente significativo é superior a US$ 12 milhões (€ 10,5 milhões). Mais de 50% das perdas foram resultado de apenas dez incidentes.

Alimentos e bebidas estão entre o segundo setor mais afetado, representando 16% das perdas analisadas, com o custo médio de uma reivindicação significativa de recall por volta de US$ 9,5 milhões (8 milhões de euros).

A adulteração proposital e até mesmo os incidentes de extorsão representam uma ameaça crescente, bem como o crescimento da “fraude alimentar”, que se tornou um problema importante, resultando em danos de reputação e grandes perdas, como visto no escândalo de carne de cavalo na Europa há quatro anos.

“A regulamentação mais severa e as penas mais severas, o aumento de grandes corporações multinacionais e complexas cadeias de fornecimento globais, a crescente conscientização dos consumidores, o impacto das pressões econômicas na pesquisa e desenvolvimento (P&D) e na produção e até o crescimento das mídias sociais são apenas algumas das contribuições fatores por trás disso”, disse Christof Bentele, diretor de gerenciamento de crises globais da AGCS.

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Tradução livre equipe Suino.com