A 10ª edição do evento foi realizada no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP), com expectativa para anúncio do Plano Safra e tensões à reforma tributária

Foram dois dias destacando o mercado e as tendências de um setor importante para economia, conservação ambiental e segurança alimentar nacional e global – o cooperativismo. Especialistas de diversos segmentos debateram, de forma plural, temas singulares que refletem diretamente no agronegócio brasileiro como: mudanças climáticas, incluindo a tragédia no Rio Grande do Sul, e o atual cenário econômico nacional. Além de gestão de relacionamento com os cooperados, planejamento financeiro e gestão de riscos, intercooperação e verticalização.
Pelo menos mil lideranças participaram do encontro. Foram 400 cooperativas do agronegócio representadas, que juntas atingiram a marca de R$400 bilhões em faturamento em 2024. O evento é organizado pelo Grupo Conecta e, nesta edição comemorativa de 10 anos, ampliou a parcerias com grandes empresas e organizações, como a Caixa Econômica Federal.

“Há uma década o Enca tem a missão de levar ao cooperado uma segunda opinião sobre os fatos que acontecem no Brasil e no mundo. Esses temas e as personalidades são de muita relevância no cooperativismo. O agro tem somado cifras importantes, mas o cooperativismo tem multiplicado resultados. Isso traduz o sucesso do Enca. Isso mostra essa gama de parceiros e o peso da imprensa na cobertura”, afirma Luciana Martins, diretora do Grupo Conecta, especialista em cooperativismo e Conselheira executiva de multinacionais.

A reforma tributária segue no radar das cooperativas agropecuárias do Brasil. Durante a abertura do evento, o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP), Edivaldo Del Grande,  afirmou que “o momento é crítico” para o setor agropecuário.  “O texto está muito ruim para as nossas cooperativas. Temos que nos mobilizar novamente. A sede arrecadatória do governo faz com que não enxergue as cooperativas como instrumentos para diminuir as desigualdades sociais”, afirmou.

Além dessa questão, as cooperativas estão atentas à divulgação do Plano Safra, que entra em vigor no próximo mês. O desembolso do crédito rural atingiu R$373,4 bilhões em onze meses , alta de 13% em relação a igual período da safra passada. “O mercado trabalha com um volume maior e tem uma expectativa de uma taxa de juros menor. É algo que o governo federal está trabalhando e vai divulgar nos próximos dias”, afirma Paulo Sergio, superintendente de Agro da Caixa.

Com mais de 20 horas de programação, com paineis, palestras e muito espaço para networking, a edição comemorativa de 10 anos superou os resultados estimados pelos organizadores. “Foi um encontro marcado pela troca de conhecimento e debates aprofundados sobre temas relevantes. Foram muitas novidades, inclusive a mudança de local, aqui no Expo Dom Pedro, em Campinas. Além de inovações trazidas pelos nossos patrocinadores e muito networking. Já estamos preparando o Encoffee e o Top Farmers, e o ENMCOOP”, adiantou Danilo Bonfim, Diretor do Grupo Conecta.

Fonte: Grupo Conecta