Promovido pelo Nucleovet, SBSBL será no formato presencial, em Chapecó (SC), e debaterá saúde, produção, fertilidade, gestão, sucessão familiar e produção de volumosos entre terça e quinta-feira (8 a 10). Uma novidade é o pré-evento: 1º Fórum Brasil Sul de Bovinocultura de Corte

O Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) realiza o 11º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL) e a 6ª Brasil Sul Milk Fair, entre esta terça e quinta-feira (8 a 10). O evento acontecerá exclusivamente no formato presencial, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC), e reunirá especialistas que debaterão tendências, inovações e o futuro do setor.

O SBSBL será palco do compartilhamento de conhecimento e tecnologias importantes para a produção. A programação científica desta edição apresentará palestrantes altamente qualificados e abrirá espaço para amplo debate. Entre os temas que serão abordados, estão saúde, produção, fertilidade, produção de volumosos, gestão e sucessão familiar. O presidente da comissão científica, Airton Vanderlinde, frisa que os conteúdos acompanham a evolução do setor e as novas perspectivas do mercado. “O sucesso do evento tem sido baseado em uma abordagem pragmática de assuntos do dia a dia e que possam agregar conhecimento técnico e aplicação prática”, realça.

A qualidade do evento é destacada pelo presidente do Nucleovet, Lucas Piroca. “Evoluímos a cada edição. Após promover a edição 100% online no ano passado devido a pandemia de covid-19, neste ano retomamos o evento presencial, garantindo conteúdo técnico e científico como também muito networking”.

PRÉ-EVENTO

A programação do SBSBL inicia no dia 8 de novembro, com um pré-evento: o 1° Fórum Brasil Sul de Bovinocultura de Corte, das 9h às 12h30. O Fórum abordará perspectivas, desafios e tendências do mercado de carne. O objetivo é despertar maior interesse do público que trabalha nesse segmento no sul do Brasil. “O setor está ganhando notoriedade, a demanda está crescendo e a atividade se profissionalizando. Queremos trazer mais conhecimento técnico aplicado para auxiliar os pecuaristas a utilizarem mais tecnologia na atividade e alcancem resultados mais promissores”, enfatiza Airton Vanderlinde.

A programação contempla quatro palestras sobre o cenário de mercado e perspectivas da carne bovina, pecuária de corte catarinense, como melhorar a eficiência reprodutiva nos sistemas de cria e Beef on Dairy.

PROGRAMAÇÃO DO SBSBL

A programação científica do 11º SBSBL iniciará às 14h do dia 8 de novembro, com painel sobre gestão e sucessão familiar. A cerimônia de abertura oficial ocorrerá às 17h45, seguida da palestra magna sobre “A inter-relação entre o mercado de nutrição e as cadeias produtivas de proteína animal”, com o CEO do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), Ariovaldo Zani. No segundo dia, as palestras iniciarão às 8h com painel sobre produção eficiente de volumosos, além de outros temas de alta relevância técnica. No terceiro e último dia do Simpósio, haverá um painel sobre saúde e fertilidade de vacas.

6ª Brasil Sul Milk Fair

Mais de 20 empresas participarão da 6ª Brasil Sul Milk Fair, evento que acontece concomitantemente ao 11º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite. A feira apresentará produtos, serviços e tecnologias que impulsionam a bovinocultura leiteira. Os expositores são empresas das áreas de aditivos nutricionais, tecnológicos, sensoriais e zootécnicos; insumos agrícolas, como fertilizantes e sementes; nutrição: alimentos balanceados, núcleos, premixes vitamínicos/minerais e ingredientes; saúde animal: vacinas, terapêuticos, profiláticos e melhores de desempenho; distribuidores do setor, além de instituições de ensino e imprensa especializada.

A Milk Fair também permitirá a construção de networking e o aprimoramento técnico dos congressistas. Para estimular a interação, nos intervalos da programação científica do SBSBL, terá os “Milk breaks”, onde serão servidos alimentos à base de lácteos.

Fonte: MB