O líder mais admirado do Brasil, empresário, escritor e palestrante Márcio Fernandesfalou para um público de mil pessoas, nesta semana, em Chapecó, no One Day – Liderar e Engajar na Prática, evento promovido pelo SESI, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), com correalização do Sebrae/SC. Fernandes compartilhou os bastidores que estruturaram os resultados da Filosofia de Gestão e demonstrou como engajar pessoas.

Márcio Fernandes é filho de um operário metalúrgico e de uma cabeleireira. Teve seu primeiro emprego aos 12 anos e, no decorrer de sua carreira, criou uma metodologia para aumentar o engajamento dos colaboradores. A Filosofia de Gestão nasceu para melhorar o que o administrador de empresas considerava que não estava bom. Tem quatro pilares: acreditar, praticar, melhorar e compartilhar.

“A Filosofia de Gestão é baseada em quatro pilares muito simples: primeiro, acreditarem você. Depois, praticar as coisas boas mesmo quando outras pessoas propuserem caminhos mais fáceis. Enfim, melhorar tudo, mesmo aquilo que está bom e, após, compartilhar com outras pessoas”, salientou Fernandes. De acordo com ele, a intenção com a palestra foi contagiar o máximo de pessoas para que elas possam, acreditando nelas, fazerem coisas incríveis não apenas para as empresas onde trabalham, mas também para suas famílias e para a sociedade.

Com a Filosofia de Gestão, o autor dos livros “Felicidade dá Lucro” e “O Fim do Círculo Vicioso” propõe uma nova maneira de pensar a gestão das empresas, com uma liderança humanizada e focalizada nas pessoas. Com isso, aumenta-se o engajamento e os demais indicadores. “Precisamos de um propósito que faça sentido. A convergência de propósitos é o que vai nos deixar progredir, porque se pensarmos só em produtos e serviços que produzimos, é cansativo. As pessoas precisam de pouquíssimo para terem sucesso. Não podemos desistir delas, ainda que às vezes seja muito difícil”, frisou o palestrante.

Segundo Fernandes, é preciso abandonar os círculos viciosos, ou seja, identificar quais são os costumes e as rotinas que travam o crescimento e mudar os hábitos. “Para isso é preciso conversar, pode ser com um amigo que fale as verdades. Mesmo que seja difícil, é possível encontrar outro caminho”.

Quanto à liderança, ele enfatizou que os modelos tradicionais não funcionam mais. “As pessoas precisam de algo que faça sentido a elas. A causa é o que move”, frisou. A liderança precisa agregar, energizar, ser focada nos outros, desenvolver, inspirar e desafiar os times. “Há muito espaço no mercado para quem quer ser protagonista. Estou em vários conselhos de empresas e, em todas, passamos metade das reuniões procurando essas pessoas, mas não basta querer, tem que assumir o risco e mergulhar”, comentou acrescentando que cada um precisa confiar na sua capacidade. “Acreditar em você é o básico porque precedo o querer. Se eu acredito em mim, faço porque quero, não porque tenho uma meta”.

O vice-presidente regional Oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, salientou que a Federação é protagonista no desenvolvimento de uma indústria forte por meio de ações nas áreas de infraestrutura, inovação, inclusão e internacionalização. “O One Day inspirou nossos líderes para promover mudanças que gerem resultados positivos nas organizações”.

AÇÃO SOCIAL

Parte do valor arrecado com os ingressos foram doados para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó. Durante o evento, foi entregue um cheque simbólico no valor de R$ 9.723,00 para a presidente da entidade, Rita Ângela Orlandi. As mulheres que frequentam a Rede Feminina também fizeram a recepção no One Day.

O One Day foi organizado pelas cinco Vice-Presidências da FIESC no Oeste: Chapecó, Caçador, Joaçaba, Concórdia e São Miguel do Oeste. O evento teve como apoiadores a Prefeitura de Chapecó, SENAI, ABRH/Chapecó, Unoesc Chapecó, ACIC Chapecó, Acislo, Acismo, CDL São Miguel do Oeste, Aciax, Acip, CDL Pinhalzinho, Acisc, CDL São Carlos, CDL Saudades, ACIX Xanxerê, CDL Chapecó, CEC, Acirp, Arcus, Acioc, SCC/SBT e MB Comunicação.

Fonte: Assessoria de Imprensa