Evento inédito vai ser realizado nos Estados Unidos, em abril do ano que vem, para ‘PENSAR A INDÚSTRIA DA CARNE SUÍNA DO FUTURO!’

A suinocultura brasileira pode crescer bastante, aprender muito, expandir as fronteiras e atingir novos públicos ao estreitar os laços com a cadeia produtiva norte-americana, a mais moderna do segmento no mundo. A avaliação é do Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, ao confirmar o apoio da entidade para a United Pork América’s, encontro que vai ser realizado na cidade de Orlando, na Flórida, no Hyatt Regency Hotel, de 18 a 20 de Abril de 2022, numa iniciativa inédita de uma empresa brasileira no coração da produção de carne suína mais tecnológica e exportadora do planeta. “É, sem dúvidas, uma expansão muito significativa e que será muito proveitosa. Os Estados Unidos representam uma potência na suinocultura, poderemos atingir um novo público, fortalecer nosso networking, aprender e também ensinar muito sobre a suinocultura brasileira, expandindo nossas fronteiras”, resume Marcelo Lopes.

A United Pork América’s é um evento concebido para conectar todo o continente americano e fortalecer a região como grande fornecedor mundial de alimento de qualidade, com origem certificada. Vai ser o cenário de debate e reflexão sobre as transformações mundiais que têm impacto direto na forma de como produzimos nossa proteína hoje e como vamos produzir no futuro. Um encontro de proporção global, com a presença de profissionais de mais de cinquenta países, representando duzentas empresas, num público total de 15 mil participantes. Todos reunidos em três dias de mergulho em desafios do futuro, ao lado de quarenta dos mais renomados especialistas do mundo, em dois auditórios simultâneos, com tradução para o Português, Inglês e Espanhol, além de uma movimentada Feira de Negócios com área de 28 mil metros quadrados. “Poderemos aprender muito com os pontos em que os americanos são líderes, como eficiência, produtividade, boa genética, nutrição animal e biosseguridade. Além da formação de profissionais de excelência”, acrescenta o presidente da ABCS.

A Associação é uma das entidades mais tradicionais do Agronegócio do Brasil. Nasceu em 1955, no interior do Rio Grande do Sul, e foi fundamental para o trabalho de melhoramento do rebanho de suínos no Brasil. Seleção dos rebanhos para produzir menos gordura e mais carne. Desde 2005, mantém sede executiva em Brasília (DF), onde estão localizados o trabalho administrativo e as equipes de política, técnico e marketing. Que possibilitou o desenvolvimento de inúmeros programas e várias iniciativas, parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), as associações afiliadas do Sistema ABCS, Frente Parlamentar da Agropecuária e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Trabalho que ajudou o Brasil a alcançar o quarto lugar no ranking de produção mundial, depois de China, União Europeia e dos EUA. E dar um salto no consumo interno, passando para mais de 16 kg per capita ao ano. A ABCS representa mais de 95% do plantel tecnificado de suínos em todo o Brasil e engloba 16 associações estaduais afiliadas e três associações regionais.

Um trabalho profissional que é sinônimo dos maiores objetivos da United Pork America’s. Abrir uma fronteira inteiramente nova de debates sobre as tecnologias para aperfeiçoar a cadeia produtiva da carne suína, a mais consumida até hoje em todo o planeta. E levar à maior economia mundial a expertise de vinte anos de organização de nove congressos internacionais da PorkExpo, encontros realizados no Brasil desde 2002 e que reuniram mais de 150 mil profissionais, pesquisadores, produtores e executivos de quase cinquenta países.

A América é uma potência produtora e consumidora da proteína. São quase vinte milhões de toneladas de carne suína saindo das granjas todo ano, exportações de mais de cinco milhões de toneladas e um mercado que alcança cinco milhões de toneladas e mais de 500 milhões de consumidores. O Continente tem uma forte concorrência de duas regiões que são referências na oferta da carne há dezenas de anos, a China e os países europeus. Porém, oferece um patamar altamente sofisticado nos meios de produção e uma proteína inteiramente livre das principais doenças que atingem a Suinocultura Internacional, principalmente a Peste Suína Africana (PSA). E com capacidade para atender todas as regiões do mundo com preços e qualidade incomparáveis, avançando na comercialização em países africanos, asiáticos, europeus e no Japão.

Este desafio ganhou uma dimensão gigantesca com a pandemia da Covid-19. 2020 foi marcado pela paralisia de todas as economias do planeta, morte de centenas de milhares de pessoas e contaminação de milhões nos cinco continentes. E sublinhou definitivamente a importância da qualidade e da segurança do alimento para a saúde dos mais de sete bilhões de habitantes da Terra. “Temos muito a ganhar com essa interação. Experiência e valor. Poderemos ampliar a nossa visão e ter novos insights com iniciativas comandadas pelos americanos. A maneira como os nossos países consomem e enxergam a carne suína é muito diferente. Será um novo cenário de aprendizado”, enfatiza Marcelo Lopes.

É a ideia central da United Pork America’s, um novo espaço de negócios sediado nos Estados Unidos. Promover a união e a cooperação entre todos os países do Continente, para, juntos, investirem continuamente em sanidade, área livre de comércio, troca de tecnologia e informação. E inserir definitivamente a América no centro das discussões dos temas que transformam o Mercado Internacional de Carnes: Mudanças Climáticas, Big Data, Logística, Segurança Alimentar, Crises Sanitárias, Exigências do Consumidor, Sustentabilidade, Proteínas Alternativas e Artificiais, Commodity, Bem-Estar Animal, Qualidade, Origem, o fim da Era dos Antibióticos e dos Promotores de Crescimento. “O apoio da ABCS é uma prova de confiança que enche nossa equipe de energia e orgulho. Só reforça a certeza de que estamos no caminho certo ao acreditar na carne suína e na competência de criadores, empresas e profissionais. Do Brasil e dos países mais representativos da cadeia no mundo”, comenta animada Flávia Roppa, Executiva, Marketing Woman, CEO da Safeway e Presidente da United Pork America’s.

Fonte: Assessoria de Imprensa