Sustentabilidade, inocuidade dos alimentos, empoderamento das mulheres no campo e uso correto de produtos são os eixos centrais da nova aliança entre Bayer e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

A parceria, estabelecida através de um acordo geral de cooperação, foi firmada hoje, em Berlim, durante a Fruit Logistica 2019, evento que reúne mais de 78 mil importadores, exportadores, produtores, atacadistas, varejistas, especialistas em embalagem e logística ligados a frutas e hortaliças de 130 países.

A cooperação entre as duas instituições tem como objetivo central promover o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, e apoiar a agroindústria na América Latina e no Caribe, região considerada como grande provedora global de alimentos.

O acordo inclui acesso e intercâmbio de conhecimentos, ciência, tecnologia, inovação e recursos financeiros para o reforço da sustentabilidade e da segurança alimentar. “O agro é parte fundamental das economias latino-americanas e a profissionalização do setor permite produzir mais alimentos em espaços menores”, comenta Mathias Kremer, chefe de Crop Science para Países Andinos, América Central e Caribe na Bayer, quem assinou o acordo com o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero.

Os desafios do campo latino-americano e caribenho se conectam com os da agenda global para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento da ONU, incluindo a redução de perdas na cadeia, o acesso dos pequenos produtores a novas tecnologias e a rastreabilidade dos alimentos.

“A América pode e deve ser a responsável pela segurança alimentar mundial, incrementando substancialmente as exportações e cuidando do acesso e da oferta de alimentos para nossos 600 milhões de habitantes. Para isso, devemos reconhecer o caráter estratégico das parcerias público-privadas”, explica Manuel Otero, Diretor-Geral do IICA.

O acordo está fortemente vinculado ao Plano de Médio Prazo (PMP) 2018-2022 do IICA, plano institucional do organismo especializado em desenvolvimento agrícola, que conta com cinco eixos de trabalho, entre eles Sanidade agropecuária e inocuidade dos alimentos.

A aliança Bayer-IICA determina também que os temas de sanidade agropecuária e inocuidade dos alimentos terão atenção especial em projetos conjuntos. Boas Práticas Agrícolas, monitoramento de resíduos químicos em alimentos e biodiversidade também são temas destacados que serão implementados na região por meio de projetos-piloto.

“Em cada região existem necessidades distintas e oportunidades diferentes. A chave é ver os territórios rurais como espaços de oportunidade, inovação e progresso, de forma a criar e fomentar o estabelecimento no campo através de empregos de qualidade”, complementa Otero.

Entre os programas da Bayer que podem ser usados nos treinamentos e outros projetos estão as Bayer ForwardFarmings (BFF), propriedades sustentáveis que a empresa desenvolveu na Argentina, no Brasil e no Chile. A produção nestas unidades segue padrões internacionais de agricultura e serve como referência para as regiões onde estão localizadas.

“O controle de doenças nos cultivos caminha de mãos dadas com a proteção de nossos recursos naturais e o cuidado com as pessoas. Nessas fazendas, nota-se como a produtividade agrícola sustentável é uma realidade que beneficia a todos”, explica Mathias Kremer, da Bayer.

Legenda da foto: Mathias Kremer (esquerda), chefe de Crop Science para Países Andinos, América Central e Caribe na Bayer, e Manuel Otero, Diretor-Geral do IICA.

Fonte: Assessoria de Imprensa