Nos Estados Unidos, nova pesquisa mostra que os agricultores são mais confiáveis do que as agências regulatórias. A informação é do site The Feed Stuffs, publicada no dia 10 de janeiro.

Enquanto as indústrias, as agências reguladoras e os agricultores são responsáveis por assegurar alimentos seguros, nem todos são confiáveis para fazer este trabalho, de acordo com novas pesquisas do The Center for Food Integrity (CFI). As descobertas apresentam um déficit de confiança, responsável pelo ceticismo público, e ressalta a necessidade de um maior envolvimento do consumidor com o sistema produtivo de alimentos.

“Se você é responsável e confiável por garantir alimentos seguros e saudáveis, você é visto como uma fonte credível”, disse o presidente-executivo da CFI, Charlie Arnot. “No entanto, se você é responsável, mas não é confiável, é uma interrupção perigosa que não pode ser ignorada”, completou.

As agências reguladoras federais são responsáveis por garantir alimentos seguros, seguidas pelas indústrias alimentos e pelos agricultores. No entanto, de acordo com a pesquisa, quando se trata de confiança, as agências federais ocupam o oitavo lugar, e as indústrias de alimentos são as últimas, em uma lista de 11 opções.

Os resultados são graves e o reflexo disso é o crescimento do interesse público pela produção e processamento dos alimentos, disse Arnot. “A falta de confiança pode resultar em pressão para regulamentos adicionais, rejeição de produtos ou consumidores buscando fontes de informação alternativas e talvez não confiáveis”, disse.

Na pesquisa, os agricultores ficaram na terceira posição quando a questão é garantia de alimentos seguros. A pesquisa anual da CFI, agora em seu 10º ano, mostrou que os consumidores confiam nos agricultores. “A boa reputação dos agricultores apresenta uma oportunidade de ouro para que eles compartilhem suas histórias e ajudem a construir mais a confiança para toda a cadeia”, observou. Quando se trata de garantir alimentos saudáveis, os rankings de responsabilidade e confiança foram semelhantes.

Para a pesquisa, foram ouvidas pessoas de públicos influenciadores, como mães, abordando mais de 50 tópicos como fontes confiáveis, comportamentos de compra, fatores que afetam escolhas alimentares e atitudes na agricultura e na fabricação de alimentos.

Os resultados da pesquisa revelam lacunas de confiança adicionais quando se trata de meio ambiente, cuidados com os animais e processamento de alimentos. Ao todo, 80% declararam-se mais preocupados com o aquecimento global e as mudanças climáticas do que um ano atrás. No entanto, apenas 30% acreditam que os agricultores estão cuidando do meio ambiente.

Enquanto 55% concordam que não há problema em consumir leite, carne e ovos se os animais são tratados decentemente e humanamente, apenas 25% acreditam que a carne dos Estados Unidos deriva de animais bem tratados.

>>> Leia a notícia completa (em inglês)

Tradução livre equipe Suino.com
Foto: Epagri/Divulgação