O zootecnista Gustavo Lima, da equipe de Serviços Técnicos e Validação de Produtos da Agroceres PIC, foi um dos palestrantes do evento promovido pela Frimesa e o jornal O Presente Rural, em Marechal Cândido Rondon, no Paraná.

Traçar um panorama abrangente da contribuição da genética para elevar o valor da carcaça e a qualidade da carne suína e discutir as estratégias que podem ser usadas pelos produtores para otimizar a produção e agregar valor ao produtor final. Esse foi o objetivo da apresentação do zootecnista Gustavo Lima, da equipe de Serviços Técnicos da Agroceres PIC, na 2ª edição do Dia do Suinocultor.

Realizado pela Frimesa Cooperativa Central, em parceria com o jornal O Presente Rural, no dia 20 de julho, em Marechal Cândido Rondon (PR), o evento é voltado a produtores, líderes do setor e profissionais envolvidos diretamente na cadeia produtiva e foi criado para valorizar o trabalho dos suinocultores, disseminar conhecimento e fortalecer a cadeia produtiva de suínos.

Máximo Valor da Carcaça Suína

Explorando o tema “Máximo Valor da Carcaça Suína”, o especialista da Agroceres PIC discutiu os atributos que constituem o valor total da carcaça – rendimento de cortes, qualidade de carne, teor e qualidade de gordura (este último, um item de crescente importância no mercado) – e a relação entre eles, sempre tendo como pano de fundo a contribuição da genética para a melhoria de cada uma dessas características.

“O foco do melhoramento sempre foi a rentabilidade. Hoje os programas genéticos têm se concentrado em melhorar o valor total da carcaça, incluindo peso, volume de carne e a qualidade de cortes primários e secundários. Os avanços têm sido grandes”, comenta.

Na oportunidade, Gustavo Lima abordou também os critérios e metodologias utilizados pela indústria para bonificar ou penalizar pela qualidade da carcaça. Segundo Lima, é necessário ter uma visão global sobre as características que compõem o valor total da carcaça, pois é esse conjunto de atributos que impacta a satisfação do consumidor e determina o sucesso econômico da atividade.

Fonte: Assessoria de Imprensa