O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) confirmou vendas privadas de 909.500 toneladas métricas de soja dos EUA na quarta-feira, o maior volume da oleaginosa em um único dia desde pelo menos o final de julho, confirmando uma reportagem da Reuters na terça-feira.

Os anúncios melhoraram as perspectivas de vendas da exportação agrícola mais valiosa dos EUA, depois que as compras da safra de soja de 2023 ficaram muito aquém do ritmo normal.

Alguns analistas observaram que os acordos coincidiram com o clima irregular que prejudicou o início da temporada de cultivo de soja no Brasil, o maior fornecedor mundial de soja, ameaçando as perspectivas de produção na América do Sul.

A seca também complicou o transporte de grãos pelos rios no norte do Brasil e nos Estados Unidos.

Os contratos futuros da soja na bolsa de Chicago ampliaram os avanços iniciais após a confirmação do USDA.

“Os anúncios das vendas de soja em 24 horas do USDA eram o que os ‘touros’ queriam ver, aumentando o suporte (nos futuros da soja) das condições quentes e secas previstas para o norte do Brasil na próxima semana. O grande anúncio de vendas também confirma os problemas logísticos do Brasil”, disse Terry Reilly, estrategista agrícola sênior da Marex em Chicago.

Os compradores chineses adquiriram 433.000 toneladas da oleaginosa, segundo o USDA, sua maior compra em um dia desde 12 de outubro de 2022, e outras 476.500 toneladas foram vendidas para “destinos desconhecidos”, o que muitas vezes pode significar compradores na China, de longe o maior cliente de soja do mundo.

Traders disseram à Reuters na terça-feira que os importadores chineses compraram cerca de 10 cargas de soja dos EUA, ou cerca de 600.000 toneladas métricas, para embarque nos terminais de exportação da Costa do Golfo e do Noroeste do Pacífico entre dezembro e março.

As reservas foram as mais recentes em uma série de acordos de importação de soja desde o final da semana passada pela Sinograin, a importadora estatal da China, de acordo com três traders de exportação com conhecimento dos acordos. O total de compras durante esse período foi estimado em 20 a 25 cargas, disseram dois traders.

Fonte: Reuters

Siga nosso Canal no What`s App para receber as principais notícias da suinocultura. Clique aqui