A China deve estocar carne suína para reservas estatais, pois um índice que monitora os preços da carne suína desencadeou um alerta de segundo nível.

De acordo com o plano de trabalho da China para estabilizar o mercado de carne suína, o país introduziu um sistema de alerta precoce de três níveis para alertar para altos e baixos excessivos nos preços dos suínos.

O índice, a média nacional dos preços da carne suína em relação aos preços dos grãos, ficou em 5,57 para 1 entre 24 e 28 de janeiro, ficando na faixa de alerta de segundo nível para quedas excessivas pela terceira semana consecutiva, segundo a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma .

A comissão disse que trabalhará com as autoridades relevantes para começar a comprar carne suína para reservas estaduais quando necessário e orientar os governos locais a iniciar o trabalho de estocagem de carne suína.

Na terça-feira, 8 de fevereiro, o índice médio de preços da carne suína em 16 regiões de nível provincial monitoradas pelo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais foi de 21,88 yuans (cerca de 3,44 dólares americanos) por kg, uma queda de 2,2% em relação ao dia anterior.

Fonte: 333