A colheita de soja alcançou 94% das áreas cultivadas no Paraná em 2022/23, avanço de cinco pontos percentuais em relação à semana anterior, enquanto o plantio de milho segunda safra foi finalizado, com a maioria das lavouras em condições boas mesmo com parte da semeadura fora do período ideal, disse o Departamento de Economia Rural (Deral) na terça-feira.

Segundo o analista do Deral Edmar Gervásio, o órgão estadual não possui os dados exatos sobre quanto milho “safrinha” ficou fora da melhor janela, devido a um atraso na colheita da soja, “porém, é possível afirmar que houve plantio fora do zoneamento”.

“Isto pode aumentar o risco (climático), mas em muitas situações pode ser benéfico, como está sendo nesta safra”, disse ele.

Até o momento, 97% das áreas de milho segunda safra foram avaliadas pelo Deral como boas e somente 3% estão em condições médias.

Gervásio admitiu que há problemas pontuais decorrentes do clima para a segunda safra, mas que ainda não geram impactos significativos.

“Nesta semana há previsão de chuvas para todo Estado, se confirmar voltamos a uma situação de praticamente normalidade”, completou.

No caso da soja, 89% das áreas foram consideradas boas, e o restante, em situação média. Um ano antes, a colheita também estava com 94% dos trabalhos concluídos, mas somente 66% das lavouras estavam em boas condições, de acordo com os dados.

Havia ainda 8% das áreas de soja no ano passado classificadas pelo Deral como ruins –quando não há condição de recuperação.

O departamento ainda informou que 77% das áreas de milho verão foram colhidas, contra 70% na semana passada e 92% um ano antes.

Para a safra de inverno, apesar de estar abaixo de 1% da área paranaense, o Deral informou que já há plantio de trigo em regiões como Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e outras.

Fonte: Reuters