O entomologista do Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS), Steven Cook, lidera um consórcio internacional de cientistas com financiamento de US$ 1 milhão na busca de novos controles para o ácaro Varroa, a praga número um das abelhas. O ácaro mata abelhas e larvas, transmite vírus e pode estar ligado ao desaparecimento dos enxames. A informação foi divulgada pelo site Feed Stuffs.

Os estudos serão concentrados no Bee Research Laboratory, dentro do Centro de Pesquisa Agrícola ARS Beltsville em Maryland, nos Estados Unidos. O consórcio reúne cientistas dos Estados Unidos, Canadá e Espanha.

Os pesquisadores trabalham a partir da seleção de compostos químicos com poder de controle do ácaro Varroa, com danos mínimos às abelhas individualmente e a nível de colônia. Estudos laboratoriais e de campo serão realizados em propriedades no Alabama, Geórgia, Maryland, Ohio e Alberta.

Nos laboratórios de Nebraska e na Espanha, os cientistas também usarão métodos avançados para desenvolver uma compreensão dos mecanismos moleculares pelos quais o ácaro Varroa desenvolve resistência a vários controles químicos.

Melhorar o conhecimento de tais mecanismos proporcionará aos pesquisadores, no futuro, optar por produtos químicos que validem o controle da doença. A pesquisa tem o apoio de várias instituições e universidades diante da ameaça agrícola representada pela diminuição dos agentes polinizadores.

>>> Leia a notícia completa em inglês

Tradução equipe Suino.com