O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já pode ser considerado eleito presidente do Brasil, em segundo turno realizado neste domingo (30). O resultado é cravado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) porque já foram apuradas quase 99% das urnas em todo o país. O segundo colocado foi o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Essa foi a eleição mais acirrada da história do Brasil, com uma diferença de cerca de 2 milhões de votos, por volta das 20h (horário de Brasília).

Lula, que foi presidente por dois mandados de janeiro de 2003 ao fim de 2010, é a primeira pessoa a conquistar um terceiro mandado presidencial na história democrática do país. Aos 77 anos, completados na última quinta-feira, ele levará o PT de volta ao poder pouco mais de seis anos após o partido de esquerda ter sofrido o impeachment da então presidente Dilma Rousseff pelas chamadas “pedaladas fiscais”.

Com apenas 1,66 ponto percentual de distância, foi uma vitória bastante mais apertada do que o previsto pela maioria das pesquisas –o resultado ainda mais ajustado do que o de 2014, quando Dilma derrotou Aécio Neves. Apenas o levantamento da CNT/MDA pevia um empate entre os adversários.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, neste domingo, pesquisas eleitorais divulgadas no sábado (29) apontaram o petista na frente da disputa com uma vantagem que varia de 2 a 8 pontos percentuais, dependendo do levantamento. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomará posse em 1º de janeiro de 2023.

Na marcha final da apuração, o Datafolha já apontava a eleição de Lula para o Palácio do Planalto.

Fonte: Notícias Agrícolas