À medida que a energia solar se torna mais competitiva que a eletricidade utilizada hoje, os painéis solares podem tornar-se uma visão comum do meio rural nos Estados Unidos. Custos mais baixos, somados a créditos fiscais federais, incentivos estaduais e uma economia agrícola mais forte, podem atrair mais agricultores para instalar a geração solar nas fazendas na próxima década. A informação é do Feed Stuffs.

“Tão certo quanto o sol nasce, o preço da energia solar cairá”, disse o economista líder do CoBank, Taylor Gunn. “A economia agrícola dos Estados Unidos, atualmente, está na parte inferior de um ciclo de negócios, o que retardou a adoção da geração solar nas fazendas, mas quando os mercados se reverterem, esperamos que o interesse na produção solar aumente nas fazendas”.

Um novo relatório da Divisão de Intercâmbio de Conhecimento do CoBank prevê que o uso de energia solar será acelerado entre os produtores agrícolas quando o custo de instalação e operação de sistemas de energia solar distribuídos for o mesmo ou menor que as taxas de eletricidade comercial. Essa convergência de taxa é conhecida como “paridade de rede”. A paridade de rede é baseada no custo nivelado da energia, que calcula o custo de construção e operação de um sistema de geração solar.

“Na maioria dos estados norte-americanos, a paridade de rede para a energia solar nas fazendas provavelmente ocorrerá entre 2025 e 2030 e poderá acontecer ainda mais cedo em áreas com fortes recursos solares”, disse Gunn.

Equipe Suino.com

Leia a notícia completa