O Governo do Piauí decretou estado de emergência zoossanitária na quarta-feira (13) devido a detecção de um caso de Peste Suína Clássica, confirmada no município de Cocal de Telha no final de novembro.

Segundo o decreto, publicado no Diário Oficial do Estado, a movimentação de animais e produtos de risco no Piauí deverá ser regida por normas e procedimentos estabelecidos pela equipe técnica instituída para execução das operações de campo, visando a contenção e eliminação do agente viral.

O Diretor-Geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí  (ADAPI), João Rodrigues Filho, está autorizado pelo governo estadual a expedir diretrizes e medidas de manejo integrado da doença, incluindo produtos já registrados no País e recomendações obtidas a partir de pesquisas efetuadas no âmbito nacional,
bem como outras diretrizes e medidas de controle de uso dos produtos necessários para a prevenção, controle e erradicação da doença.

Além disso, a aquisição de  insumos necessários para o controle e erradicação da doença também ficar5ão a cargo da ADAPI. O decreto já entrou em vigor e tem vigência de 180 dias.

Relembre o caso

De acordo com boletim divulgado pela Organização Mundial para Saúde Animal (OMSA), foi confirmado no último dia 29 um caso de Peste Suína Clássica no Piauí, no Município de Cocal de Telha.

O informativo da OMSA aponta que a suspeita da doença em uma criação de fundo de quintal foi notificada no dia 23 de novembro, e agora, confirmada, após realização de exames no Laboratório Federal Agropecuário de Minas Gerais.

“A suspeita foi detectada na vigilância passiva realizada em suínos de quintal. As investigações continuam para identificar ligações epidemiológicas. A abate será aplicada com descarte dos animais remanescentes no local. O estado do Piauí não faz parte da zona livre de peste suína clássica do Brasil e há restrições de circulação de animais e produtos entre esta zona e a zona livre de PSC”, informou a OMSA.

Por: Letícia Guimarães

Fonte: Notícias Agrícolas

Siga nosso Canal no What`s App para receber as principais notícias da suinocultura. Clique aqui