HONG KONG (Reuters) – Hong Kong ordenou o abate de quase dois mil porcos depois de confirmar um segundo caso de peste suína africana (PSA) em um mês.

O Departamento de Agricultura, Pesca e Conservação (AFCD) disse na quinta-feira que planejava abater cerca de 1.900 suínos de um rebanho em 25 de novembro, depois que o vírus foi descoberto em uma fazenda local.

A exploração suinícola licenciada em Lau Fau Shan, na zona rural de Yuen Long, perto da fronteira com a China continental, testou positivo para o vírus da PSA depois de os funcionários terem recolhido amostras de 62 animais.

“O presente caso não afeta o funcionamento dos abatedouros locais nem o fornecimento global de suínos vivos”, disse o porta-voz do departamento num comunicado, acrescentando que conduzirá rigorosamente a limpeza e manterá as granjas suínas locais sob estreita vigilância.

No início deste mês, as autoridades ordenaram o abate de cerca de 5.600 psuínos depois de detectarem um surto de PSA em uma granja em Yuen Long. Não ficou imediatamente claro se o segundo caso foi encontrado na mesma fazenda ou em outra.

Reportagem de Twinnie Siu; Edição por Kirsten Donovan

Fonte: Reuters

Siga nosso Canal no What`s App para receber as principais notícias da suinocultura. Clique aqui