As importações brasileiras de fertilizantes químicos alcançaram 2,08 milhões de toneladas no acumulado deste mês, e já superaram o volume total de 1,88 milhão adquirido pelo país em abril do ano passado, mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) na segunda-feira, 25.

As entradas do produto acontecem após importadores anteciparem compras diante de preocupações com a escassez global do insumo e com uma disparada nos preços, em meio à guerra Ucrânia-Rússia e sanções contra Belarus.

A média diária de embarques passou de 94,19 mil toneladas em abril de 2021 para 149 mil toneladas ao dia até a quarta semana do mês.

Além disso, o valor médio dos adubos mais que dobrou, ao passar de 280,3 dólares por tonelada em abril de 2021 para 634,5 dólares neste mês, informou a Secex.

Ainda de acordo com o levantamento, a média diária de exportações de soja baixou para 590,7 mil toneladas, contra 805,7 mil no mesmo mês completo do ano passado, após uma quebra na safra do país e menor disponibilidade para embarques.

Fonte: Reuters