Demais regiões do Brasil também continuam com muita instabilidade e previsão de chuva nas próximas 24 horas

Os próximos dias serão de bastante instabilidade no tempo da região Sul do Brasil. Segundo informações da Climatempo, as áreas de instabilidade começam a ganhar força já nesta quinta-feira (23) e associadas a um sistema de baixa pressão atuando entre Argentina e Uruguai colocam toda a região em alerta para tempestade e granizo nas próximas 24 horas.

“A chuva retorna em forma de temporais, com raios e ventos variando de 60 a 80 km/h em todo o Paraná, em Santa Catarina e na metade norte do Rio Grande do Sul, com possibilidade de granizo. No litoral gaúcho, em Porto Alegre, Bagé, Uruguaiana e Pelotas, pancadas moderadas a forte, com raios e ventos de até 60 km/h”, afirma a consultoria.

A condição também está sendo monitorada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu alerta laranja válido nos três estados da região Sul do Brasil. A tendência é que continue chovendo nos próximos dias em toda área e no final de semana, o norte do Rio Grande do Sul poderá ter chuvas acima de 60mm. A continuidade das chuvas no Paraná aumenta a preocupação com a colheita, já atrasada devido o excesso de chuva nos últimos dias.

O tempo também continua instável em no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Os modelos mantêm a condição de umidade no Litoral Norte de São Paulo e devido o excesso de chuva dos últimos dias novos problemas não estão descartados.

“Além disso, a nebulosidade se espalha também entre São Paulo, Minas Gerais e Rio De Janeiro, no Amazonas e no Pará. Entre o norte mineiro e parte do interior da Bahia, céu claro, com poucas nuvens ao longo do dia”, complementa a Climatempo.

No Centro-Oeste, as chuvas mais expressivas são esperadas no Mato Grosso do Sul, com volumes entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. Também pode chover em Mato Grosso e em Goiás, mas com volumes mais baixos.

No Matopiba, o destaque fica para o centro-norte do Maranhão que deve receber as chuvas mais volumosas, com acumulado entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. Pontos isolados do Piauí também podem registrar acumulados de até 30mm nesta quinta.

Fonte: Notícias Agrícolas