Nesta semana, precipitações ainda ficam mais restritas ao Sul do Brasil, mas os próximos dias darão tom da primavera, segundo meteorologista

A chegada do mês de outubro deve ser marcada por chuvas mais generalizadas e volumosas por quase todo o país, segundo mostram mapas de previsão de precipitação estendidas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, sigla em inglês).

Na semana entre os dias 6 e 14 de outubro, a previsão é de chuvas em áreas centrais do Brasil que podem superar os 200 milímetros acumulados. Apenas áreas mais ao Nordeste do país terão volumes leves e tempo mais seco no período verificado.

“Aquela convergência de umidade descendo da Amazônia pelo centro do Brasil e Sudeste [favorece as chuvas pelo país], assegurando a permanência das chuvas, a chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul”, disse Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As instabilidades e a continuidade das chuvas nos próximos dias devem aliviar a situação dos produtores que esperam melhor condição para iniciar o plantio da soja na safra 2021/22. Sem condições climáticas favoráveis, Ildefonso Ausec, produtor Doutor Camargo (PR), perdeu o primeiro plantio da soja realizado logop após o fim do vazio no estado.

“Com chuvas ainda irregulares, temperaturas altas e baixa umidade no solo, o plantio da safra 2021/22 de soja seguiu lento na semana passada e restrito a áreas que receberam maiores volumes na primeira quinzena de setembro e que contam com boa cobertura de solo”, disse em boletim a AgRural.

A consultoria estima maior ritmo dos trabalhos com a confirmação das chuvas no final deste mês e início de outubro.

Segundo Diniz, essa condição mais úmida prevista para as próximas semanas vai “dando exatamente o padrão de chuva da primavera”. Ainda assim, é preciso acompanhamento diário dos mapas, já que essa é uma previsão mais estendida e que precisa de confirmação.

Já ao longo desta semana, chuvas são registradas sobre a região Sul do Brasil e começam a avançar sobre algumas regiões do país, como o Centro-Oeste até o final da semana, com risco para ventos fortes e granizo em grande parte das regiões produtoras.

O Inmet, inclusive, emitiu alerta de perigo com tempestade prevista em áreas da região Sul, além de chuvas intensas previstas para áreas da região Norte.

Fonte: Notícias Agrícolas