Inmet já descarta risco de geadas para as próximas madrugadas nos três estados

Depois de alguns dias de frio e até geadas localizadas registradas em algumas áreas, as temperaturas começam a subir no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (20). Com as condições atuais, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não prevê mais condições de geadas para a próxima madrugada em nenhuma área do Sul do Brasil.

O modelo de previsão de temperatura indica que as temperaturas mínimas devem ficar entre 14º e 16ºC nas próximas 24 horas no Rio Grande do Sul. Nos últimos dias, os termômetros não passavam de 10ºC em boa parte do estado. A partir de amanhã a elevação nas máximas será ainda mais expressiva e o estado pode voltar a marcar quase 30ºC em algumas áreas.

“Áreas de instabilidade avançam sobre o Rio Grande do Sul no decorrer do dia e a região de Uruguaiana pode ter pancadas de chuva já pela manhã. Em outras áreas do centro, oeste e sul gaúcho e na Grande Porto Alegre, as pancadas de chuva ocorrem à tarde ou à noite. Há risco de chuva moderada a forte e de raios”, complementa a Climatempo.

Já para o Paraná, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) também descarta risco de geada na próxima madrugada. “Sem possibilidade de formação de geadas no Paraná nesta sexta-feira. Fica com muita nebulosidade entre o centro-sul, Campos Gerais e o leste do Estado”, afirma a publicação.

No Centro-Oeste do Brasil, a condição continua sendo de tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar. O Inmet mantém o estado de alerta amarelo válido em Goiás e no Mato Grosso nesta quinta-feira. De acordo com a publicação, em algumas áreas a umidade do ar pode ficar entre 20% e 12% nas horas mais quentes do dia.

“Na Zona da Mata Mineira, na Grande Belo Horizonte/Cidades Históricas, no Vale do Rio Doce e no Vale do Jequitinhonha, o dia segue com muitas nuvens e chuva ocasional, mas com fraca intensidade”, complementa a Climatempo.

Fonte: Notícias Agrícolas