O site Global Meat News destacou nesta semana a atitude da Cooperativa Aurora, em solicitar ao Governo o restabelecimento das relações comerciais internacionais, caso contrário, terá que suspender operações de outras plantas industriais – além das duas com suspensões já previstas no estado de Santa Catarina.

A Aurora Alimentos já adiantou que pararia a produção em sua indústria em Abelardo Luz, no período de 1º a 30 de junho, que representa 13,4% do total de abate da cooperativa. Além disso, a Aurora também prevê fechar temporariamente a unidade de Guatambu, entre os dias 02 e 31 de julho, que corresponde a 12% da capacidade total de abate.

Após longas disputas comerciais internacionais e recentes proibições de exportação para a Europa e Rússia, a Aurora afirmou que suspensões adicionais em outras unidades podem ser colocadas em prática se o governo não conseguir restabelecer as relações comerciais.

Nas unidades com fechamento temporário previsto, trabalham 2.674 pessoas, mas Aurora afirmou que não pretende demitir os funcionários. “A medida tornou-se inevitável devido aos contratempos que afetam o mercado internacional e tem impactado todas as companhias avícolas desde agosto do ano passado”, disse a Aurora em um comunicado. Como consequência, grande parte da produção nacional destinada à exportação acabou permanecendo no mercado interno. “Nesse estágio, a capacidade de armazenamento a frio, própria e de terceiros, atingiu seu limite, tornando imperativo reduzir temporariamente a produção”, destacou o comunicado.

A Aurora Alimentos avaliará e decidirá em julho se suspende temporariamente uma terceira planta industrial, dependendo das ações do governo brasileiro em defesa do setor de proteína animal do país.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, já definiu seus planos para reacender as relações comerciais para o país. O Brasil deve contestar as restrições da União Europeia às exportações de carne de frango na Organização Mundial do Comércio, enquanto também quer construir relações com a China e os EUA.

Equipe Suino.com

Leia a notícia completa