O setor deve ganhar ainda mais destaque no estado e no país, com a implementação de projetos para vários elos da cadeia.

Mato Grosso do Sul é o sexto no ranking nacional da suinocultura. Em 2022 abateu 2,716 milhões de animais e produziu 247 mil toneladas de carne. Nos próximos anos o setor deve ganhar ainda mais destaque no estado e no país, com a implementação de projetos para vários elos da cadeia, da genética a indústria, passando, pelo desenvolvimento de novos usos para subprodutos como os rejeitos da atividade.

Nos próximos três anos, considerando os projetos de expansão anunciados pelas empresas já instaladas e os novos empreendimentos, o número de matrizes do estado deve crescer 49,2%, saltando de 101,8 mil para 152 mil.

Entre os projetos em andamento estão uma unidade de produção de leitões da Cooperativa Alfa, de Santa Catarina, em Sidrolândia, com capacidade para 12 mil animais; a ampliação para 10 mil cabeças por dia da capacidade de abate de suínos da Seara/JBS, em Dourados; e o incremento na expansão do abate de 3,2 mil para 5,5 mil animais por dia do frigorífico da Aurora, em São Gabriel do Oeste.

Fonte: G1