O que é o Ano Novo? Um momento em que reunimos a família, os amigos, comemos e bebemos para celebrar o ano que chega. Uma data marcada por rituais, planos e esperanças de que o ano que acaba de começar seja bom. Ansiamos negócios de vento em popa, saúde, família unida, paz, amor… Ok, tudo bem desejar tudo isso.

Porém, é justamente no ano novo que observamos um fenômeno comum nos dias atuais. O costume de jogar as expectativas da vida para o futuro. Ora, um ano é formado por 365 dias. São 365 oportunidades que, muitas vezes, são desperdiçadas uma a uma enquanto esperamos por ventos favoráveis.

Percebo muitas pessoas que se arrastam desde outubro à espera de 2020. Reclamam da crise, que 2019 foi difícil, colocam-se como vítimas da situação econômica, do governo, do pai e mãe difíceis, dos filhos que não ajudam…. Reclamar é como lançar sementes de ervas daninhas ao vento. Elas cairão no solo e se reproduzirão exatamente como é de sua natureza. Porém, as boas sementes necessitam do cuidadoso plantio e cultivo para vingar.

Ao lançar as mentes ao solo fértil, cuidadosamente adubado, o agricultor acredita que a semente brotará. Ao fazer o seu trabalho, confia que a combinação semente, solo, chuvas, luz, germinará as sementes e as plantas crescerão.

Vislumbramos árvores frondosas para amarrar nossas redes, mas não investimos no potencial da semente. Assim como na agricultura, tudo na vida tem seu tempo de germinação, de crescimento e maturação. Corremos desenfreadamente de um lado para outro, batalhando por desejos, mas nossas sementes continuam guardadas no celeiro à espera da mão que as lançará nos solos da oportunidade.

Quais são os seus desejos de ano velho que não se realizaram? Faltou oportunidade ou as sementes e todo o seu potencial, continuam guardadas à espera de uma ação? Ou talvez o plantio tenha ocorrido, mas em sua impaciência você foi lá, revirou a terra e interrompeu o processo de germinação. Talvez faltou adubo para seus sonhos…

Seja o que for que estiver emperrado em sua vida na esperança de mais um ano novo, é tempo de refletir. As leis da agricultura nos dão boas pistas sobre como agir. Plante suas sementes e, enquanto espera, viva! Um dia por vez! Saboreie cada momento como único e especial. É disso que a vida é feita. Chore, sorria, brinque, leve a sério… mas viva o seu melhor em cada dia. Ao final, você contabilizará um ano que valeu a pena ter vivido. E quanto ao ano novo? Bem, significa apenas uma soma de dias, de momentos intensamente vividos. Não espere apenas por um bom ano, mas acredite que você o fará excelente!

A equipe do Suino.com deseja um feliz 2020 a todos. Que, em todos os dias façamos nossa parte, cooperando para o bem!