Mapas de tendências de precipitação mostram o impacto sobre as pastagens e pessoas em todo o planeta. Cerca de 800 milhões de pessoas em todo o mundo dependem de gado de pastoreia e vegetação natural para sua subsistência e segurança alimentar.

Um novo estudo publicado na revista especializada Nature Climate Change revela que, ao longo do século passado, a variação de precipitação de um ano para o outro aumentou 49%, afetando significativamente a vegetação e restringindo sua capacidade de suprir a alimentação do gado. A informação foi divulgada pelo site Science Daily.

Os autores do estudo, liderados por uma equipe do Instituto de Meio Ambiente da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, avaliaram dados climáticos de 1901 a 2014 para criar mapas globais de tendências e variação de precipitações. Enquanto algumas regiões apresentaram diminuição na variação da precipitação, a tendência geral é um aumento na flutuação.

“Este estudo nos mostra que o pastoreio é altamente vulnerável às mudanças climáticas, em todo o mundo, Austrália, Ásia Central, África subsaariana e Américas”, diz o co-autor Mario Herrero da Organização de Pesquisa Científica Commonwealth da Austrália .

>>> Leia a notícia completa

Tradução livre equipe Suino.com
Foto: Nature Climate Change