O porto de Qingdao, no leste da China, e a gigante estatal brasileira de petróleo e gás, Petrobras, inauguraram um depósito de armazenamento aduaneiro de petróleo bruto na quarta-feira.

O depósito, primeiro do tipo construído em um porto chinês, recebeu 130 mil toneladas de petróleo bruto do grande cargueiro brasileiro Maran Cleo, que chegou na segunda-feira.

A Petrobras assinou um acordo com o porto de Qingdao pelo aluguel de quatro tanques de armazenamento de petróleo com uma capacidade total de 400 mil metros cúbicos.

Ao invés de comprar uma grande quantidade de petróleo do exterior e enfrentar os riscos de flutuações nos preços, as refinarias chinesas agora podem comprar petróleo bruto aduaneiro no porto de Qingdao com base em suas próprias demandas.

Anelise Lara, vice-presidente sênior da Petrobras, disse que o petróleo bruto brasileiro agora tem uma nova plataforma de exportação, o que esperançosamente trará substancial crescimento nos lucros da estatal no futuro.

A Petrobras produziu 110 milhões de toneladas de petróleo bruto no ano passado, respondendo por 82% da produção total do Brasil.

Fonte: CN