Futuro da suinocultura em Sergipe será de mais expansão com a construção do centro tecnológico de produção de sêmen e matrizes certificadas.

Nos últimos três anos, o plantel sergipano de suínos cresceu aproximadamente 31,79%, passando de 345.135 animais, em 2019, para 454.714 animais, em 2022. Os dados foram apresentados pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro), que confirma que o crescimento que se deu, principalmente, motivado pela subida do preço da carne bovina, concomitantemente à melhora na produtividade e ao aumento do peso e da qualidade dos plantéis.

Pelos dados da Emdagro, a maior concentração de suínos se encontra na Região do Alto Sertão Sergipano, onde também se localiza a bacia leiteira do Estado. O município de Nossa Senhora da Glória é o que possui maior rebanho, com 83.373 suínos, seguido de Itabaiana, com 48.778 animais, e Porto da Folha, com 29.445.

Perspectiva de expansão

De acordo com o produtor e presidente da Associação de Suinocultores de Sergipe, o futuro da suinocultura em Sergipe é de expansão, com a construção do centro tecnológico de produção de sêmen e matrizes certificadas no Estado.

Fonte: Governo de Sergipe