O governo holandês anunciou recentemente que a carne e os frutos do mar cultivados poderão em breve ser testados no país sob condições limitadas.

Na Holanda, o teste de sabor da carne cultivada ocorrerá sob um código de práticas da indústria, desenvolvido pelo governo em colaboração com os produtores de carne cultivada Meatable e Mosa Meat e a empresa do setor relacionado HollandBIO. A Cellular Agriculture Netherlands implementará o código, contratando um painel de especialistas para avaliar as solicitações das empresas para realizar degustações de carne suína cultivada e outros tipos de carne.

Fundo Nacional de Crescimento

O governo holandês também criou um “Fundo Nacional de Crescimento” de 60 milhões de euros para tornar a Holanda um centro para a “agricultura celular”. Este fundo irá para a educação pública , produtos de pesquisa e muito mais.

Conflito de agricultores

Isto surge numa altura em que o governo holandês ainda está em conflito principalmente com os produtores de suínos e de lacticínios sobre um plano para reduzir o número nacional de explorações, a fim de responder às preocupações sobre a quantidade de azoto no ambiente.

Uma comissão propôs que centenas de explorações agrícolas holandesas fechassem voluntariamente, e o governo declarou que “ quer evitar medidas obrigatórias ”. As aquisições forçadas de explorações agrícolas já estão a ocorrer na Bélgica . Se as aquisições de explorações agrícolas holandesas irão realmente ocorrer é uma incógnita, com o Ministro da Agricultura a demitir-se no final de 2022 e o Primeiro-Ministro a demitir-se no início de Julho .

Proteína suína na soja

Vindo do ângulo oposto, a empresa sediada no Reino Unido chamada Moolec acaba de anunciar que criou plantas de soja transgénicas com genes suínos que produzem soja contendo cerca de 25% de proteínas suínas. As plantas são conhecidas como ‘ Piggy Sooy ‘. A Moolec também está criando ervilhas que contêm proteínas de carne bovina . Os genes exatos dos suínos que foram adicionados às plantas de soja são proprietários.

Aprovação nos EUA

A carne cultivada acaba de ser aprovada para venda nos EUA por 2 empresas: Good Meat e Upside. A Good Meat já vende seus produtos em Cingapura há algum tempo. A Mission Barns, desenvolvedora de carne cultivada com sede nos EUA, ofereceu ao público norte-americano a oportunidade de experimentar bacon cultivado a partir de células de gordura de porco.

A BioTech Foods (detida em 51% pela gigante brasileira de carnes JBS) acaba de anunciar que começará a construir a maior instalação de carne cultivada do mundo na Espanha . Embora não seja especificado o tipo de carne a ser produzida, a instalação produzirá cerca de 1.000 toneladas por ano, com capacidade de expandir a produção para 4.000 toneladas. A JBS também gastará US$ 60 milhões para construir um instituto de pesquisa no Brasil para o cultivo de carne a partir de células animais.

Fonte: Pig Progress