Ciclone também pode favorecer queda de granizo e trazer problemas nas áreas urbanas

A sexta-feira (7) será um dia de alerta para chuvas intensas no Sul do Brasil. A formação de um novo ciclone extratropical vai favorecer a formação de nuvens intensas e coloca o Rio Grande do Sul em alerta para chuva forte e volumosa.

“Menos de um mês após as enchentes provocadas por um ciclone extratropical, em meados de junho de 2023. A perspectiva de formação de outro ciclone do mesmo tipo neste sábado, 8 de julho, e numa posição próxima ao sistema que atuou entre os dias 15 e 16 de junho, traz novas preocupações para o risco de transtornos causados pelo excesso de chuva e ventos fortes”, prevê a Climatempo.

Antes da formação do ciclone, a passagem de uma frente fria pelo estado gaúcho vai aumentar as áreas de instabilidade. Santa Catarina também pode receber chuvas intensas nas próximas horas.

“Apenas o sul de Santa Catarina pode receber pancadas de chuva nesta sexta, mas há risco de chuva forte no decorrer do dia para várias regiões do Rio Grande do Sul”, complementa a Climatempo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para tempestade válido até as 12h de amanhã no Rio Grande do Sul. Segundo o mapa, apenas o norte do estado não deve receber volumes significativos de chuva no período. O acumulado de chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo, segundo a publicação do Inmet.

O modelo Cosmo indica que apesar da intensidade, a chuva passará de forma rápida pela região. O mapa indica condições para chuvas em Santa Catarina e sul do Paraná, porém com volumes mais baixos.

Para as demais regiões do Brasil, não há previsão de mudanças significativas nos próximos dias. Mantendo as condições típicas do inverno, o mapa mantém a condição de tempo seco e a baixa umidade relativa do ar pode deixar o Centro-Oeste do Brasil em alerta, com níveis variando entre 30% e 20% nas horas mais quentes do dia.

Fonte: Notícias Agrícolas