A colheita do milho verão 2021/22 já chegou aos 57% do total semeado no Rio Grande do Sul, conforme aponta o último Informativo Conjuntural da Emater/RS divulgado na quinta-feira (24).

Este índice avança 3 pontos percentuais com relação ao registrado na semana anterior e fica a frente dos 48% registrados no mesmo período da safra passada e dos 43% da média estadual para as últimas cinco safras.

“Assim como avança o ciclo e a colheita da cultura, intensificam-se as perdas. A redução na produtividade reflete em menor estoque do produto no estado, trazendo problemas de abastecimento para produtores de proteína e de gado de leite”, destaca o relatório.

Já o plantio, também voltou a avançar e saiu dos 99% da semana anterior para 100% neste último reporte. O mesmo período da safra anterior já registrava 100% semeado e a média das últimas cinco safras é de 100%.

Das lavouras ainda em campo, 20% estão em fase de maturação, 12% em enchimento de grãos, 6% em floração e 5% seguem em germinação ou descanso vegetativo.

Do lado do mercado, o preço da saca do cereal gaúcho caiu 0,99% ao longo da última semana e encerrou o período valendo R$ 93,10.

Fonte: Notícias Agrícolas