Simpósio Brasil Sul vislumbra caminhos para o desenvolvimento da suinocultura.

Chapecó sedia nesta semana o 12º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura. De 06 a 08 de agosto, o evento reúne as mais importantes discussões relativas aos desafios do setor produtivo, indústria e mercado. São mais de 1.500 participantes de toda a América Latina para a programação técnica, que inicia às 14h desta terça-feira, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó- SC.

Promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas – Nucleovet, o evento reúne especialistas do setor do Brasil e exterior, com lançamentos, negócio, workshops e networking. Paralelo à programação científica ocorre a Pig Fair – feira de tecnologia para a suinocultura. Entre os participantes, o SBSS reúne médicos veterinários, zootecnistas e engenheiros agrônomos das indústrias e cooperativas da Região Sul.

Programação científica

O Simpósio Brasil Sul de Suinocultura chega à décima segunda edição como um dos principais fóruns de discussão da suinocultura, com temas polêmicos e inovadores sobre o futuro do setor.

No primeiro dia discute, entre outros temas, o futuro do manejo em granjas comerciais e o manejo voltado para o bem-estar animal. O evento também aborda aspectos de mercado, com a percepção do consumidor sobre o sistema produtivo. A mesa redonda sobre sanidade reunirá representantes da agroindústria, defesa sanitária e pesquisa para discutir como está o gerenciamento de nosso patrimônio sanitário.

Os desafios com relação ao uso de antimicrobianos na produção de suínos também estarão em foco no segundo dia do evento. Adaptação de leitoas Mh negativas em um sistema positivo, doenças entéricas em suínos em fase de crescimento e terminação são outros temas técnicos do SBSS. Como entender e preparar-se para o desafio de doenças exóticas e emergentes, controle de vetores no sistema de produção de suínos e alternativas viáveis para o destino de resíduos biológicos nas granjas são temas que também ganham destaque na programação científica do evento.

O Simpósio fecha no dia 08 de agosto com discussões relacionadas à pesquisa e produção, com foco na matriz de reposição, o preparo dos leitões para o sistema de produção com redução de antimicrobianos. Também discute a segregação de leitões em categorias de peso na fase de creche e resultados práticos do bump feedin na gestação.

O presidente do NUCLEOVET, Rodrigo Santana Toledo, revela o desafio de manter o nível técnico da programação científica e a organização dos anos anteriores. “A evolução dos temas acompanha os desafios do setor suinícola brasileiro e mundial, que vão desde as inovações tecnológicas do setor até problemas sanitários e barreiras comerciais”. O foco do evento é a promoção da continuada e o aprimoramento técnico profissional. “Isso torna o Simpósio Brasil Sul referência técnica e ponto de encontro dos profissionais do setor de produção animal”.

O SBSS reunirá participantes entre médicos veterinários, zootecnistas, consultores, pesquisadores, profissionais da agroindústria e produtores toda América Latina. Todas as palestras terão tradução simultânea para o espanhol.

Acesse a programação científica

Serviço

12º Simpósio Brasil Sul Suinocultura

Quando: 06 a 08 de agosto de 2019

Onde: Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, Chapecó- SC

Inscrições: www.nucleovet.com.br

Contato: (49) 3329 1640 / nucleovet@nucleovet.com.br