A produção de grãos no estado de Santa Catarina, especialmente de trigo, revelou-se com tendência de alta. O volume previsto de 353,4 toneladas do grão representa um recorde de produção, dentro da série histórica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que começou no ano de 1977. E a área cultivada, de 101,4 hectares, também é destaque, com uma elevação superior em 66% à explorada na safra passada. A produtividade de 3.485 quilos por hectare foi também a segunda melhor da série histórica. Os dados estão divulgados no 3º levantamento da safra 2021/22, documento disponível no site da Companhia.

Contribuíram para o bom desempenho do trigo o clima favorável da semeadura à colheita, a constante melhoria nas práticas de manejo por parte do produtor, além do incentivo governamental para aumento de área. Já a soja, grão mais cultivado no estado, experimentou um aumento de área de 4,3%, alcançando 726,2 mil hectares. A previsão é de que sejam colhidas 2,6 milhões de toneladas, valor 13,1% superior ao da safra passada. Graças a um aumento de 8,4% na produtividade, espera-se colher 3.681 quilos por hectare.

Outro dado importante é a estimativa de aumento na produção de milho que deve elevar-se em quase um milhão de toneladas, alcançando 2,9 milhões de toneladas. O cultivo ressentiu-se de prejuízos causados pelo ataque da cigarrinha no ciclo anterior, quando era esperada uma redução na área semeada. Mas os produtores, confiantes em preços atrativos e em um conjunto de estratégias para enfrentar a praga, reduziram a área em apenas 0,7%, alcançando 343,7 mil hectares.

Outras informações sobre a produção de grãos em Santa Catarina e nos demais estados do país podem ser encontradas no documento publicado no site da Conab.

Fonte: Conab