Empresários, executivos, gestores municipais, universidades e representantes de entidades da sociedade civil e imprensa, participaram nesta semana(15/05), do ato de lançamento do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER) – um projeto nacional que será desenvolvido a partir deste mês no oeste. A iniciativa, do Sebrae/SC em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), atenderá 22 municípios.

 O programa LIDER estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para odesenvolvimento regional sustentável, trabalhando três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

O gerente de atendimento individual do Sebrae/SC, Fábio Zanuzzi, destacou a satisfação em assinar este convênio de cooperação técnica entre todas as entidades da região da Amosc. “Nos últimos anos, além de trabalhar o atendimento das empresas da porta para dentro, começamos a atuar forte na questão do ambiente de negócios. No ano passado, lançamos o Programa Cidade Empreendedora que trabalha três eixos principais: políticas públicas, focada na desburocratização dos processos, educação empreendedora e desenvolvimento regional”, observou mencionando que, na sequência, iniciou os trabalhos do Programa LIDER.

Segundo ele, depois de Joaçaba, Tubarão e Videira, a região da Amosc é a quarta a implantar oprograma no Estado.  “No ambiente político e econômico, o LIDER nasceu de uma estratégia quepotencializasse os avanços permitidos pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, oportunizando a integração regional dos municípios, colocando-os juntos para que definam os caminhos de seudesenvolvimento e o protagonismo com a concepção, gestão e melhoria de um plano dedesenvolvimento regional”, salientou Zanuzzi.

O presidente da Amosc e prefeito de São Carlos, Rudi Miguel Sandersalientou que o projetovem de encontro aos 50 anos da associação, pensando principalmente em desenvolvimento regional. “A solução vai suprir, o que nós, como gestores necessitamos que é colocar em prática serviços com maior eficiência e quem ganha é a nossa região. Estamos hoje representando os municípios e, com certeza, com várias cabeças pensantes daremos esse pontapé inicial para a concretização do projetoque fortalecerá o desenvolvimento regional do grande oeste de Santa Catarina”, afirmou.

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, destacou a importância da união dos municípios e do papel do Sebrae/SC por auxiliar na criação de uma estratégia para desenvolver a região. “Todos sabem da turbulência política que o Brasil vive e, pensar num cotidiano turbulento de poucos recursos e muitas demandas, é muito difícil. O Sebrae já está com uma contribuição substancial em Chapecó, ajudando a planejar uma gestão sustentável e, agora auxiliará na criação de uma estratégia para a região por meio do projeto LIDER, que veio nos desafiar. Ficamos aliviados, por existir instituições de credibilidade como o Sebrae para atuar como nosso parceiro”.

PROGRAMA LIDER

O coordenador regional do oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, apresentou a metodologia LIDER destacando que inclui mobilização, qualificação e integração de lideranças regionais e elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento. Ao final de oito encontros, com duração aproximada de oito meses, estará consolidada a agenda para o desenvolvimento da região, com plano de ação e governança formada por prefeitos e outras lideranças do oeste.

Os encontros regionais iniciarão em breve e cumprirão oito etapas: construção da coesão eidentidade do grupo, gestão compartilhada da mudança, desenvolvimento da liderança empreendedora, oportunidades de articulação e negociação, escolha do futuro da região, formulação de estratégias dedesenvolvimento, elaboração do plano de ação e institucionalização e governança do desenvolvimentoda região.

Os investimentos serão da ordem de 400 mil reais, sendo 80% deste valor oriundo de recursos do Sebrae e o restante custeado pelos parceiros.

Legenda da fotoEnio Albérto Parmeggiani,Coordenador regional oeste do Sebrae/SC,  apresentou a metodologia do programa

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional