A 18ª edição do SNDS (Seminário Nacional de Suinocultura) conseguiu, em 2019, o feito de reunir os setores produtivo, da indústria e do varejo em uma única sala. Lideranças de todo o país alinharam formas de alavancar a produção, o consumo e as vendas da carne suína.

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Promovido pela ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), o primeiro SNDS foi promovido 35 anos atrás. Em 2019, foi realizado nos dias 01 e 02 de agosto, no Rio de Janeiro. Reuniu lideranças dos estados, produtores de todo o país, gestores das agroindústrias e da indústria de insumos, representantes de entidades estaduais e executivos do varejo.

Entre os principais objetivos do evento, está o de vislumbrar cenários para a suinocultura brasileira. E para isso, reunir o setor produtivo, a indústria e o varejo foi providencial. Fortalecer a comunicação entre todas as pontas da cadeia é a estratégia para alavancar a suinocultura brasileira, declarou o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

Comunicação e biossegurança hoje são as palavras mais ouvidas no setor, substituindo a preocupação intensa por produtividade latente nos anos anteriores. Produzir com eficiência não deixou de estar na ordem do dia, mas o Brasil já faz isso muito bem. O desafio agora é dar novos passos.

Diante de lideranças da suinocultura de todo o pais e na presença dos grandes players do varejo, Lopes ressaltou a necessidade de ampliar essa comunicação, que sai direto da fazenda e vai ao consumidor. “Ao abrir esse canal com o varejo, a gente consegue mostrar a realidade do Brasil, como é a nossa produção. Muitas vezes, as informações chegam contrárias daquilo que é realidade”. O SNDS, na opinião de Lopes, mostrou ao varejo o que é a suinocultura brasileira. “A qualidade que temos e que o mundo inteiro já enxerga”.

Parceria entre setor produtivo e varejo

A Diretora Comercial In Natura do Grupo Pão de Açúcar, Patrícia Paula Mendes, relatou que o varejo percebeu na carne suína um potencial de vendas pouco explorado. Além de muitos mitos relacionados a esta proteína, o consumidor não conhecia muitas formas de preparo, ficando restrito a alguns cortes. “Estamos fazendo algo inédito, que é ir para dentro das granjas e agroindústrias para entender como é a produção e oferecer uma carne com maior qualidade para nosso consumidor, alavancando as vendas”. Conforme ela, o GPA tem um especialista para entender o processo de produção de carnes. O grupo lançou o PDS (Plano de Desenvolvimento de Suínos) cujo objetivo é dobrar as vendas de carne suína até 2021.

Semana Nacional da Carne Suína

Participaram do SNDS diretores do Pão de Açúcar e da rede Extra. A ABCS já realiza, em parceira com grandes redes do varejo, a Semana Nacional da Carne Suína. Em 2019 o evento será de 26 de setembro a 13 de outubro. Na maior campanha da proteína do varejo brasileiro, a carne suína ganha espaço especial nas lojas, com exposição, orientação aos consumidores e sugestões de preparo. A intenção da ABCS, conforme Lopes, é realizar a campanha em varejos de todo o país. “Nosso consumo interno de carne suína ainda é baixo, se comparado a países da Europa. Para mudar essa realidade, realizamos campanhas como essa, que esclarecem dúvidas do consumidor e mostram o quanto a carne suína é saborosa e saudável”.

Biosseguridade

Não é novidade que o setor de suínos do Brasil está com o pé aqui, mas de olho no que acontece na China. Porém, o entusiasmo pela grande oportunidade de ampliar as exportações, se mistura à preocupação de evitar uma pandemia de peste suína africana como a que os chineses enfrentam ou qualquer outra doença que possa afetar o status sanitário arduamente conquistado. “Nosso grande foco hoje é sanidade, biossegurança. A gente tem que estar muito seguro dentro do país. A responsabilidade tem que sair dos produtores até o governo”, afirmou Lopes.

Equipe Suino.com