A soja com alto teor de ácido oleico foi aprovada nos Estados Unidos. Ela poderá garantir a quarta maior colheita de grãos e oleaginosas nos EUA, informou o site Delta Farm Press.

“A aprovação regulatória da soja de alto teor oleico nos permite atender às necessidades dos usuários finais e aumentar o uso do óleo de soja dos EUA”, diz Lewis Bainbridge, presidente da United Soybean Board e fazendeiro na Dakota do Sul. “Nós incentivamos os agricultores a conversar com seus representantes de sementes sobre opções de variedades de soja de alto teor oleico para plantar já em 2018. Isso vai nos ajudar a acompanhar a crescente demanda por este óleo de alto potencial”.

As variedades de soja recém aprovadas produzem um óleo mais estável para o uso da indústria alimentar, em restaurantes e embalagens. O óleo também poderá ser utilizado para aplicações não alimentares, como óleo de motor sintético e lubrificantes automotivos.

Para os agricultores, a pesquisa apoiada por sindicatos de produtores ajudou a assegurar que a soja com alto teor oleico tenha o mesmo desempenho que outras variedades. Além disso, que o desenvolvimento de variedades possa abranger diversos grupos de maturidade.

“Para que a soja com alto teor de ácido oleico seja bem-sucedida, não podemos sacrificar o desempenho no campo ou limitar as geografias onde elas são cultivadas”, diz Bainbridge. “Os agricultores que cultivam variedades de soja de alto teor oleico relatam consistentemente que suas variedades também são melhores do que suas outras cultivares de soja”.

Para que os usuários finais optem pela soja de alto teor de ácido oleico, eles precisam de fornecimento confiável e consistente. As associações de produtores trabalham com as indústrias para acelerar a produção de variedades de soja de alto teor de ácido oleico para atender a demanda crescente. As variedades de soja de alto teor de oleico foram inicialmente cultivadas em três estados e agora são cultivadas em 13 estados. A extensão das variedades de soja cresceu de 50 mil hectares em 2013 para mais de 625 mil hectares em 2017.

Diante desse marco regulamentar, o desempenho comprovado e o crescimento contínuo esperado da demanda no mercado, esta soja deverá ser responsável pela quarta maior produção de grãos e oleaginosas nos EUA.

>>> Leia a notícia completa (em inglês)

Tradução livre equipe Suino.com