Os futuros da soja seguem operando em baixa na Bolsa de Chicago na tarde desta terça-feira (1), porém, ainda bem próxima da estabilidade. Perto de 13h10 (horário de Brasília), as cotações perdiam de 2 a 9 pontos nos principais vencimentos, levando o agosto a US$ 14,36 e o novembro a US$ 13,28 por bushel. No trigo e no milho, as perdas passam de 1%.

O mercado segue em seu movimento de correção e realização de lucros mesmo diante dos novos dados trazidos pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) em seu reporte semanal de acompanhamento de safras. O boletim apontou uma nova redução no índice de lavouras de soja em boas ou excelentes condições de 54% para 52%, enquanto o mercado esperava 53%. No ano passado, neste mesmo período, o índice era de 60%. O milho também teve seu número reduzido.

Apesar disso, os preços ainda são limitados pelas previsões indicando mais chuvas e temperaturas mais amenas para o Corn Belt nos próximos dias, além dos traders já estarem se preparando para o novo boletim mensal do USDA que chega no dia 11 de agosto e sobre o qual as expectativas estão, principalmente, sobre a produtividade norte-americano.

Fonte: Notícias Agrícolas