Nesta quinta-feira, um noticia gerou desconforto e até revolta no setor. A Imprensa da China afirma ter encontrado traços de Covid-19 em embalagem de carne de frango (asas) importada do Brasil. Inicialmente, foi o camarão do Equador, depois o Salmão do Chile contaminado e agora a asa de frango? Isso cheira a fake news e pressão de mercado.

A China é um grande comprador e pode usar isso para forçar preços. ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) se movimentou imediatamente para emitir uma nota de esclarecimentos com fundamentação técnica.

O Suino.com conversou com Byron Grieco Moreira da Silva, médico veterinário, especialista em auditoria farmacêutica com ênfase em Saúde Animal, especialmente Programas Sanitários de desenvolvimento e utilização de produtos imunobiológicos, pesquisa e utilização de novas tecnologias. Para ele, essa é uma ação puramente de mercado e não há nenhum fundamento biológico ou epidemiológico. “O diagnóstico molecular pode detectar qualquer vírus que tenha sequencia definida por aquele modelo empregado para a análise. E também pode ter contaminação ambiental no laboratório onde foi feito no interior da China”, afirmou.

O especialista propõe: “Perguntem às autoridades chinesas e equatorianas, de onde supostamente veio a embalagem de camarão contaminado e, se concordam com auditoria de testes e instalações onde essas embalagens foram testadas?”.

Confira nota oficial da ABPA:

Redação Suino.com