Como todos nós sabemos, a suinocultura é uma atividade que convive constantemente com oscilações dos preços de suínos e de matérias-primas, levando a situações de crise econômica na atividade. Esse cenário faz com que o produtor sempre busque o emprego de tecnologias que possibilitem obter ganhos de produtividade, melhor conversão alimentar e, por consequência, melhores resultados econômicos. Entretanto, muitas decisões são tomadas sem um planejamento prévio, geralmente por uma demanda que surge de forma rápida e com caráter de urgência, para resolver algum problema.

O momento atual da suinocultura é de recuperação, tendo em vista que a atividade passou por um longo período de baixo preço dos suínos. Entretanto, esse momento é o melhor para iniciar um planejamento estratégico para os próximos anos, com foco em otimização na lucratividade da atividade.

O planejamento estratégico proporciona a possibilidade de definir o caminho para o sucesso do seu negócio. Uma das formas de iniciar esse planejamento é através da análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), que é uma análise do ambiente da granja, na qual você consegue ter uma análise do ambiente interno da empresa descrevendo suas forças e fraquezas e do ambiente externo descrevendo suas oportunidades e ameaças.

Com base nessa análise, você poderá optar por algumas iniciativas para potencializar suas Forças e Oportunidades ou para reduzir as chances de uma Ameaça acontecer ou diminuir determinada Fraqueza que a empresa tem.

É preciso ter em mente que se trata de um processo contínuo de estruturação da granja, dando direcionamento e controle para maximizar ganhos e, principalmente, superar os desafios quando eles aparecerem.

Com todos esses pontos da análise SWOT descritos, o planejamento estratégico pode ser melhor estruturado através das prioridades que proporcionarão maior lucratividade da atividade no ciclo de vida da empresa. Assim, o produtor terá mais clareza de quais os investimentos devem ser priorizados e seus motivos, evitando decisões em momentos de maior dificuldade.

Para facilitar o entendimento, vamos imaginar que um produtor de suínos deseja iniciar a descrição SWOT para preparar seu planejamento estratégico, neste passo o quadro abaixo deve ser utilizado:

1º – Vamos elencar internamente na granja, quais as principais Forças:

Capacidade de armazenamento de grãos, realizando compras no mercado quando os preços estão mais atrativos (representa mais de 60% do custo de produção da granja);
Equipe da granja com baixa rotatividade;
Clientes de suínos fidelizados, com facilidade de venda;
Acompanhamento técnico especializado, sempre construindo melhores resultados;
Baixo desafio sanitário.

2º – No segundo passo, elencaremos quais as principais Fraquezas (internas):

Não possui sistema de geração de energia;
Baixa capacidade do misturador de rações, impactando na produção de rações;
Área por animal, por baia, abaixo da recomendação técnica;
Sistema inadequado de injeção de óleos e gorduras na fábrica;
Não discute resultados com a equipe em reuniões.
Água de bebida sem tratamento;
Alto índice de desperdício de ração devido a manutenção/tipo de cochos;
Ambiente de trabalho dos colaboradores com necessidade de reformas;
Estrutura de biossegurança da granja;
Frete terceirizado;
Baixa diversificação da atividade.

3º – No terceiro passo, elencaremos quais as principais Oportunidades (externas):

Realização de contrato com produtores regionais de grãos, para controle do custo da aquisição de insumos;
Uso de matérias-primas alternativas;
Fechamento de contrato de compra de farelo de soja anualizado;
Parcerias estratégicas de frete para animais e matérias-primas;
Mercados diferenciados de suínos.

4º – Para finalizar nossa análise, elencaremos quais as principais Ameaças (externas):

Custo de grãos.
Legislação trabalhista brasileira;
Legislação ambiental na suinocultura;
Baixa demanda de suínos em algumas épocas do ano;
Baixo preço dos suínos em algumas épocas do ano.
Após elencar os pontos na análise SWOT acima, vocês podem observar como fica bem mais claro a tomada de decisões dentro da granja, assim como a maneira ideal de priorizar os pontos importantes para o investimento. Com isso, podemos cruzar os dados da análise interna e externa da granja, de modo a criar uma resposta amplificada. Na análise SWOT acima, os pontos foram descritos de forma mais ampla, mas lembre-se que os detalhes podem ser elencados em cada tópico durante a descrição do planejamento estratégico!

Hebert Silveira – Nutricionista de Suínos na Agroceres Multimix