Solenidade reuniu empresários e autoridades na noite de segunda-feira (11) e contou com palestra do jornalista e publicitário José Luiz Tejon

O mundo se move em velocidade cada vez maior, impulsionado pela comunicação, ciência e tecnologia, com mudanças acontecendo o tempo inteiro. A afirmação é do jornalista e publicitário José Luiz Tejon, que palestrou sobre o tema “A melhor proteína animal do mundo com a energia da superação”, em solenidade de abertura da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro), na noite de segunda-feira (11). O evento reuniu empresários e autoridades no Salão Nobre da Unochapecó.

Tejon enfatizou que a ciência fornece informações que faz com que todo um sistema reaja em alta velocidade. “A mudança de todas as mudanças é o tempo, antigamente havia tempo para discutir a tecnologia, atualmente não há tempo para negá-la”, frisou. A profissão do futuro, destacou, envolve inovação, compreensão da cadeia produtiva e exige mudança. “A Mercoagro é um encontro que tem exposição de ciência e de tecnologia em um tema que é muito humano, que é o alimento que, nesta região é muito importante e que é produzido por famílias agrícolas, com cooperativismo e empreendedorismo”.

A mecanização e a tecnologia estão presentes no dia a dia da produção de proteína animal, do campo à agroindústria. “Quando visitamos a Mercoagro observamos que, além de vender proteína animal, também se abre mercado para comercialização de tecnologias brasileiras, que nem sempre aparecem. A partir do momento que há proteína animal em alto nível, gera-se também tecnologia que vira um produto ou um serviço para vender para o mundo”, expôs Tejon. Para acompanhar esse mundo veloz, tecnológico e inovador, é preciso superação. “As pessoas não podem ser as mesmas que eram ontem e não podem ser, amanhã, como são hoje. Então, é preciso se transformar permanentemente”, salientou.

Tejon destacou a estrutura do agronegócio brasileiro que tem uma imagem muito boa para o mundo e a importância de sistemas integrados. Sublinhou que os consumidores estão cada vez mais exigentes e querem saber a origem dos produtos. Nesse mercado inovador, são desenvolvidos produtos diretos e subprodutos e, quem ficar atento ao mercado tem grandes oportunidades para crescer.

Para o palestrante, o agronegócio é sinônimo de saúde e cooperação. Também destacou a importância do papel dos líderes educadores e que o crescimento acontece na superação de dificuldades. “Nunca estaremos prontos, mas sempre num processo de aprendizagem. O nosso poder é o da percepção. Prestem atenção em pessoas, elas têm sabedorias que vão ajudar. Todo sucesso é resultado de um processo e o poder da cooperação é quando ela leva um ser humano onde ele não iria sozinho”, concluiu Tejon.

PRONUNCIAMENTOS

O presidente da ACIC, Lenoir Broch, enfatizou que a Mercoagro não é só uma feira, é uma oportunidade de negócios e integra a história de Chapecó. Salientou que a trajetória de 27 anos da feirao é um retrato da evolução da cadeia industrial fornecedora de máquinas, equipamentos, processos e insumos para a agroindústria de processamento de carne. Novas máquinas e tecnologias de segurança alimentar asseguram a origem e a qualidade de cada elemento que faz parte da proteína animal. “A busca da sustentabilidade acompanhou essa evolução, desde o controle de qualidade dos fornecedores e a segurança da proteção dos recursos naturais, até o emprego de máquinas e equipamentos eficientes com redução de consumo de energia e eliminação de ejeções industriais”.

Broch reforçou que a agroindústria brasileira vem desenvolvendo um produto de alta qualidade no mercado mundial. “As cadeias produtivas da avicultura e da suinocultura catarinense situam-se entre as mais avançadas do planeta. O setor se especializou em um tripé que o levou ao topo do mercado global de proteína animal: sanidade, nutrição e genética. No aspecto sanitário, o Estado foi pioneiro na erradicação de doenças em aves e suínos; quanto à nutrição as agroindústrias desenvolveram rações balanceadas para a alimentação dos animais fazendo com que o aproveitamento energético destes traga um produto nutritivo e saudável; e o melhoramento genético fez com que o rebanho de suínos e aves seja de excelência, inclusive com a exportação de matrizes”.

Também se manifestaram no protocolo de solenidade de abertura da Mercoagro 2023 o prefeito de Chapecó João Rodrigues, o secretário de Agricultura de SC Valdir Colatto, o vereador André Kovaleski, a diretora da Enterprise Maria Antônia Siqueira Ferreira, o representante dos expositores Gerson Maffi, o presidente do BRDE Mauro Mariani, o presidente da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, Saul Rovadoscki, o diretor de Marketing e Relacionamento da Unimed Chapecó Dr. Rovani José Rinaldi Camargo e a diretora presidente executiva do Sicoob MaxiCrédito Adriana Spolti grigol.

 SOBRE A MERCOAGRO

A Mercoagro – uma das maiores feiras do universo mundial da carne – segue até sexta-feira (15), no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC), das 14h às 21h. A realização é da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). A Mercoagro deve atrair cerca de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários, diretores e executivos do setor, além de reunir 235 expositores e 650 marcas.

Para acessar a feira, é necessário fazer credenciamento, disponível no site https://mercoagro.com.br/.

Além da exposição-feira, a Mercoagro tem uma ampla programação científica, com eventos paralelos que apresentarão novidades e tendências do mercado mundial de carnes e oportunidades de negócios. Entre eles estão o Seminário Internacional de Industrialização da Carne, o Simpósio da Integração Logística do Sul, a Sessão de Negócios, a Mercoshow, o Painel da Inovação e o Comex – Programação do Comércio Exterior.

Todos os eventos serão gratuitos. O detalhamento de horários, dias, locais e inscrições está no site www.mercoagro.com.br.

Fonte: MB Comunicação