A Yoorin Fertilizantes, especializada em transformar minerais em fertilizantes diferenciados de alta eficiência agronômica, apresentará as novidades no cultivo de orgânicos em seu estande da 25ª edição da Hortitec. A empresa possui 90% de seu portfólio certificado para uso na agricultura orgânica e é considerada a maior indústria de fertilizantes premium da América Latina. O evento começou nesta quarta-feira, 20, e segue até sexta-feira, 22 de junho, no Parque da Expoflora, em Holambra (SP). A expectativa dos organizadores é receber uma média de 30 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 100 milhões.

Recentemente, a Yoorin lançou um fertilizante premium resultante de um processo de moagem de rocha potássica silicatada que não utiliza química para obtenção do produto final: o Ekosil – que será destaque no evento. Graças a isso, o produto conquistou a certificação como insumo aprovado para uso em agricultura orgânica pelo IBD, com excelentes resultados comprovados por pesquisas realizadas em parcerias com importantes instituições, como a Universidade Estadual Paulista – Unesp.

O engenheiro agrônomo e gerente agronômico e comercial da Yoorin, Yuji Ieiri, comenta que esse tipo de fertilizante premium ajuda a reduzir a dependência externa do potássio. “A grande dependência do País, principalmente no fertilizante potássico, justifica a necessidade de novas frentes de pesquisas minerais para o uso de fontes alternativas de rochas potássicas em substituição ou associados às fontes comumente utilizadas”, diz.

Em seu último boletim técnico, a Yoorin apresentou resultados do uso do Ekosil no cultivo de salsão, em uma região de São Paulo. Quando comparado com o programa nutricional convencional do produtor, o fertilizante premium produziu 23% a mais.

Fonte: Yoorin