Além do Inmet, Defesa Civil de SC também emitiu alerta para risco de transtornos nas próximas horas

A quinta-feira é de alerta para chuvas intensas no Sul do Brasil. A formação de um ciclone extratropical na Costa de Santa Catarina vai intensificar a condição de chuva volumosa e de acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem receber as chuvas mais intensas nas próximas horas.

“Praticamente todo o estado de Santa Catarina terá chuva intensa e volumosa. No Paraná, também tem previsão de grandes volumes de precipitação no leste, norte e sul do estado.
Estão previstos temporais pela maioria destas áreas e o risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações é muito alto”, afirma a consultoria.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu alerta para chuvas intensas válido até a próxima sexta-feira (16) no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, afirma a publicação. A defesa civil do estado de Santa Catarina também emitiu alerta válido até sexta-feira (16), veja:

 

O modelo Cosmo mostra também o avanço das chuvas para o estado de São Paulo, com acumulados entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. Além disso, prevê condição de chuva em áreas do Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais. De acordo com os dados do Inmet, a passagem da chuva nessas áreas será rápida. Apenas alguns pontos de Minas Gerais devem registrar volumes mais expressivos nas próximas 72 horas.

“No Sul de Minas, no sul do Rio de Janeiro e no Triângulo Mineiro, o sol aparece entre muitas nuvens e pode chover a qualquer hora. Chove rapidamente em áreas do litoral do Espírito Santo, mas faz sol na maior parte do dia”, complementa a Climatempo na previsão para esta quinta-feira (15).

Já no Centro-Oeste do Brasil, apesar dos modelos não indicarem condição para formação de chuva, as temperaturas continuam mais baixas. O ar polar em atuação no Brasil desde o início da semana mantém as temperaturas abaixo de 10ºC em áreas do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Até as 10h (horário de Brasília) desta quinta-feira (15) os modelos não indicavam condições para geada em nenhuma área de produção agrícola do país.

Fonte: Notícias Agrícolas