Empresa pernambucana, que atua num segmento dominado por quatro multinacionais, está consolidada em segmentos como indústria de bebidas e cervejarias, entre outros

No começo dos anos 2000, quando executivos do grupo pernambucano JB apresentaram à corporação um projeto para criar uma empresa voltada para a produção de CO2 puro grau alimentício, a ideia foi considerada “loucura”. Foi nesse cenário que, em 2003, surgiu o que é hoje um dos maiores players do segmento no país: a Carbo Gás, que tem 12% do mercado brasileiro.

O Grupo JB, com 60 anos de atuação no setor sucroalcooleiro e outras áreas, teve uma reação inicial proporcional ao desafio de entrar num setor altamente oligopolizado, e dominado, em todo o mundo, por quatro multinacionais.

Os responsáveis pela proposta, no entanto, não se deram por vencidos. Conseguiram dobrar as resistências, destacando especialmente os diferenciais da futura Carbo Gás em relação à concorrência.

O primeiro ponto a favor era a disponibilidade de matéria-prima própria: o dióxido de carbono gerado nas usinas sucroenergéticas e destilarias do grupo, localizadas em Pernambuco e no Espírito Santo.

O segundo era a oportunidade do aproveitamento de um insumo próprio para gerar receita nova, evitando que o CO2 bruto – principal vilão do aquecimento climático – fosse lançado no meio ambiente. Para reforçar este raciocínio, os executivos destacavam que a redução dessas emissões era um dos pilares do planejamento estratégico do grupo.

O terceiro motivo defendido pelos executivos para que o grupo entrasse no jogo era o know-how da JB nas áreas de indústria, comercialização, distribuição e logística e que seria replicado na Carbo Gás.

Por último, vinha a cereja do bolo: a carteira de clientes já estava na mão. O grupo tinha um relacionamento de décadas com grandes e médias indústrias na área de refrigerantes, fornecendo açúcar, e que são as mesmas que demandam CO2 em seus processos.

Obtido o sinal verde, em 2004 foi implantada a primeira unidade da nova área de negócios. Nascia a Carbo Gás, sediada em Vitória de Santo Antão (PE), e que começou com uma capacidade de produção inicial tímida: 24 toneladas por dia de CO2 liquefeito. O equivalente ao máximo que podia ser transportado pela geração de carretas que era utilizada à época.

A operação deu resultado e veio a primeira expansão, com a instalação de uma segunda unidade, em Linhares (ES), com capacidade para 48 t/dia.

Capacidade atual de CO2 puro chega a 552 toneladas por dia

Após várias ampliações do negócio, atualmente, a Carbo Gás tem cinco fábricas, que totalizam uma capacidade de 552 t/dia. Duas unidades estão localizadas em Vitória de Santo Antão, cada uma com capacidade para 144 t/dia. Outras três unidades ficam em Linhares, com capacidade para 144 t/dia, 78 t/dia e 48 t/dia.

Além da produção, outro ponto forte da Carbo Gás é a capacidade de estocagem que alcança seis mil toneladas. A companhia conta ainda com o maior tanque de estocagem de CO2 do mundo, uma esfera com capacidade para 1,5 mil toneladas.

Verticalização para controle de todo o processo

Diferente dos concorrentes, a Carbo Gás não terceiriza os serviços de transporte e conta com motoristas-operadores e frota própria de carretas especiais para o transporte do CO2 puro.

“Esse não é um segmento para amadores. É fundamental ter pessoas altamente capacitadas e infraestrutura robusta. Além disso, os investimentos são muito elevados”, afirma o diretor executivo  Fernando Mota.

Em 2023, como parte da estratégia de verticalização dos negócios de CO2, o Grupo JB criou duas novas empresas, 100% controladas pela corporação, para incrementar sua atuação nas duas maiores regiões em que atua. A Lastro Gases Industriais Exportação e Importação S.A. concentra suas operações no Sudeste. Já a Pirapama Bioenergia e Gás Ltda. cuida do relacionamento com as empresas do Nordeste.

400 Clientes de CO2 puro em vários segmentos de mercado

O nível de infraestrutura e governança do Grupo JB no CO2 puro se reflete em vendas que estão hoje no patamar de 60% da capacidade de produção instalada, com fôlego de sobra para novos contratos. A carteira soma 400 clientes ativos, distribuídos em todo o Brasil, com destaque para indústrias de bebidas carbonatadas e cervejarias.

Fonte: Grupo JB

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