Conab: restam menos de 2% de lavouras para colher na safrinha de milho; plantio 23/24 já vai à 18%

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho segunda safra 2023 e safra de verão 2023/24 no Brasil.

Os dados levantados pelos técnicos da companhia indicam que a colheita no Brasil saltou dos 95,7% da semana passada para 98,2% do total nesta semana. No mesmo período do ano passado, as atividades já estavam com 100%.

Os estados que já finalizaram as atividades são Goiás, Piauí, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso (100%). Os trabalhos ainda avançam em Minas Gerais (99,5%), Paraná e Mato Grosso do Sul (96%) e São Paulo (80%).

Todos os 1,8% restantes de lavouras estão na fase de maturação e aguardam colheita nos próximos dias.

SAFRA 2023/24 

Ao mesmo tempo, o plantio da safra de verão 2023/24 está avançando pelo Brasil, saindo dos 15% da semana passada e indo para 18,3% do total previsto. Os estados mais avançados nas atividades são Paraná (58%), Rio Grande do Sul (46%) e Santa Catarina (43%).

As lavouras já implementadas se dividem entre 20,6% em emergência e 79,4% em desenvolvimento vegetativo.

Milho: com colheita da safrinha praticamente encerrada, Paraná já plantou 78% da safra de verão, diz Deral

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.

De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho saiu dos 96% registrados na semana passada para 99% do total. Do restante ainda em campo, 100% das lavouras estão em maturação.

Os técnicos do Deral ainda classificam 78% das lavouras como em boas condições, 21% das lavouras em médias e 1% em ruins.

Ao mesmo tempo, o levantamento indica que o plantio da safra de verão de milho 2023/24 saltou dos 58% da semana passada para 71% das lavouras já semeadas, sendo 25% em germinação e 75% já em desenvolvimento vegetativo.

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a colheita da segunda safra avança na região Norte, com o milho apresentando produtividades variando de acordo com a época de semeadura. Ao mesmo tempo, os produtores seguem com as dessecações e aguardando condições climáticas para o plantio.

A região Noroeste deverá encerrar a colheita nos próximos dias com produtividade levemente acima da média, enquanto o plantio segue andando e as lavouras se desenvolvendo bem.

Apesar de a colheita do milho 2ª safra estar praticamente finalizada com resultados positivos em termos de produtividade, as regiões Oeste, Centro-Oeste e Sudoeste sofrem com preços muito aquém do esperado pelos produtores. “A maioria não conseguirá cobrir os custos de produção”, diz o Deral.

Na região Sul, o plantio do milho já foi praticamente concluído e a recomendação é pelo monitoramento e manejo da cigarrinha. “Já foram registrados pontos de infestação dessa praga”.

Plantio de soja do Paraná é o mais acelerado em 5 anos, diz Deral

O plantio de soja do Paraná havia atingido 16% da área estimada para a cultura no ciclo 2023/24 até segunda-feira, salto de dez pontos percentuais em relação à semana anterior, o que colocou o trabalho na lavoura como o mais acelerado em cinco anos, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral) publicados nesta terça-feira.

O ritmo de plantio de soja do Paraná, tradicionalmente o segundo produtor do Brasil após o Mato Grosso, só fica atrás dos 18% registrados em 2018 nesta época, considerando levantamentos dos últimos anos, conforme o departamento do governo do Estado.

Fonte: Notícias Agrícolas e Reuters

Siga nosso Canal no What`s App para receber as principais notícias da suinocultura. Clique aqui