Funcionários da área de agricultura do Estado do Nebraska, nos Estados Unidos, dizem que outros 1,8 milhão de frangos devem ser abatidos depois que o vírus da gripe aviária foi encontrada em uma fazenda, em um mais recente sinal de que o surto que já provocou o abate de mais de 50 milhões de aves em todo o país continua a espalhar.

O Departamento de Agricultura de Nebraska disse no sábado que o 13º caso de gripe aviária do estado foi encontrado em uma fazenda de postura no condado de Dixon, no nordeste de Nebraska, cerca de 193 quilômetros ao norte de Omaha, Nebraska.

Assim como em outras fazendas onde a gripe aviária foi encontrada este ano, todas as galinhas da fazenda de Nebraska serão mortas para limitar a propagação da doença. O Departamento de Agricultura dos EUA diz que mais de 52,3 milhões de aves em 46 estados – principalmente frangos e perus em fazendas comerciais – foram abatidas como parte do surto deste ano.

Nebraska perde apenas para os 15,5 milhões de aves mortas em Iowa, com 6,8 milhões de aves agora afetadas em 13 fazendas.

Na maioria dos surtos anteriores de gripe aviária, o vírus praticamente desapareceu durante o verão, mas a versão deste ano encontrou uma maneira de permanecer e começou a ressurgir neste outono, com mais de 6 milhões de aves mortas em setembro.

O vírus é transmitido principalmente por aves selvagens à medida que migram pelo país. Aves selvagens muitas vezes podem transmitir a doença sem apresentar sintomas. O vírus se espalha através de excrementos ou secreção nasal de uma ave infectada, que pode contaminar a poeira e o solo.

As fazendas comerciais tomaram várias medidas para impedir que o vírus infectasse seus rebanhos, incluindo exigir que os trabalhadores troquem de roupa antes de entrar nos celeiros e higienizar os caminhões ao entrar na fazenda, mas a doença pode ser difícil de controlar. Os zoológicos também tomaram precauções e fecharam algumas exposições para proteger seus pássaros.

As autoridades dizem que há pouco risco para a saúde humana devido ao vírus porque os casos humanos são extremamente raros e as aves infectadas não podem entrar no suprimento de alimentos do país. Além disso, qualquer vírus será morto cozinhando adequadamente as aves a 165 graus Fahrenheit.

Mas o surto de gripe aviária contribuiu para o aumento dos preços do frango e do peru, juntamente com o aumento do custo da ração e do combustível.

Fonte: Bloomberg