Planejamento e tomada de ações rápidas. Esta é a estratégia da Kemin para proteger seus colaboradores da pandemia de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, destacou o médico veterinário e presidente da Kemin na América do Sul, João Marcelo Gomes. “Até o momento, não tivemos nenhum caso entre nossos colaboradores”, afirmou o executivo em uma live realizada na última semana.

Para manter o status zero Covid-19 entre os funcionários, a Kemin apostou em várias frentes. Desde o home office, passando por lives diárias entre dirigentes ao redor do mundo para atualizar a progressão da doença onde a Kemin está instalada, até a troca de turnos para não haver contato entre as pessoas. Os resultados da indústria de aditivos para nutrição e saúde animal melhoraram. “Os meses de março e abril foram recorde de produção e vendas”, comemorou Gomes durante a transmissão.

“Estamos em todos os continentes, são mais de 100 países. Desde que começou essa situação do Coronavírus na China, até por experiência na linha veterinária, já vínhamos trocando informações com colegas de outros países. Imediatamente montamos um Comitê para monitorar a doença. Até agora, ninguém foi infectado. Pode ser que em algum momento aconteça, mas estamos preparados para isso. Estamos agindo no curto prazo”, iniciou.

A China começou a enfrentar problema em dezembro. No Brasil, o primeiro caso foi registrado em 26 de fevereiro. “Três dias depois, formamos um comitê específico no Brasil para cuidar das pessoas, já contando com a experiência de outros países. Fizemos uma análise de risco, especialmente para quem está em nossas indústrias. Criamos um protocolo bastante rígido com medidas como usar máscara, trabalhar em home office, manter distância. Fizemos até uma divisão de turnos para não ter contato nenhum entre as pessoas”, citou.

Segundo Gomes, foram feitos treinamentos dos gestores das pessoas e estimulado um colaborador a cuidar do outro. A Kemin também faz lives diárias, coordenadas pelo CEO global, para cerca de 300 pessoas. Nela, eles trocam as mais recentes informações sobre a pandemia. “Na América do Sul, temos ainda um Comitê interno que informa as lideranças sobre como a situação progride”, amplia.

Ele destaca que a empresa foca em decisões ágeis e baseadas em ciência. “Tomamos decisões rapidamente, e sempre baseadas em informações técnicas. A Kemin pode ajudar as pessoas no controle de patógenos. Aprendemos a trabalhar com essas situações na linha de cuidado com animais. Quando se transfere (esse conhecimento) para o ser humano, não é tão diferente”, sustenta o presidente.


Mercado
Gomes explica que o mercado de proteína animal deve sofrer alterações pós-pandemia. “Vamos ter uma nova forma de se relacionar daqui para frente. Temos que aprender a servir mercados, como a China por exemplo. Pode haver protecionismo de mercado, mas o Brasil se sai bem neste cenário. Temos volumes que poucos têm, como o exemplo a soja. O suíno, da mesma forma. Existem as variações, mas o Brasil tem capacidade de servir esses mercados”, defende.

O executivo destacou que a empresa não vai parar de investir no Brasil. Pelo contrário, vai apoiar a produção e contribuir com o fortalecimento do mercado de produção de proteína animal no país. “Estamos investindo em uma nova fábrica que amplia a nossa capacidade de produção atual em até 10 vezes. A previsão é inaugurá-la até o final do ano. Estamos nos preparando para ajudar nossos clientes”, garantiu o Gomes durante a live transmitida pelo Canal Suíno, no YouTube. Os interessados, podem acessar a entrevista através do link 

Sobre a Kemin Industries
A Kemin Industries (www.kemin.com) é uma fabricante global de ingredientes, que se empenha diariamente em transformar de maneira sustentável a qualidade de vida de 80% da população mundial com seus produtos e serviços. A empresa fornece mais de 500 ingredientes especiais para saúde e nutrição humana e animal, alimentos para animais de estimação, aquicultura, nutracêuticos, tecnologias alimentares, tecnologias agrícolas e indústrias têxteis.

Por mais de meio século, a Kemin se dedica ao uso da ciência aplicada para enfrentar os desafios do setor e oferecer soluções de produtos para clientes em mais de 120 países. A Kemin fornece ingredientes para alimentar uma população em crescimento, com seu compromisso com a qualidade, segurança e eficácia de alimentos, rações e produtos relacionados à saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa