A Pátria Agronegócios atualizou suas estimativas de safra nesta terça-feira (5) e apontou uma manutenção nos números de soja e milho, após meses de cortes. A produção brasileira de soja, portanto, segue estimada em 143,18 milhões de toneladas, 7,4% menor do que a anterior.

“Temos observado uma melhora nos resultados de campo nas regiões centro e norte do país, e temos escutado muita variabilidade e até inclinações a piora em relação ao sul e sudeste do Brasil, que era até um cenário um pouco diferente do que se observava entre novembro e dezembro”, explica o diretor da consultoria, Matheus Pereira.

O início de 2024 trouxe condições mais favoráveis de clima para Tocantins, Oeste da Bahia, partes de Goiás, Maranhão, Piauí, ao passo em que o calor intenso e a falta de chuvas prejudicou a fase final das lavouras paranaenses, em especial no enchimento de grãos. “Talvez a grande surpresa que possamos ver esteja ali de agora em diante”, afirma Pereira.

A área relatada pela Pátria é de 44,42 milhões de hectares – 0,8% maior do que a da safra 2022/23 -, a produtividade média estimada em 53,72 sacas por hectare, sendo 8,1% menor em relação à temporada anterior.

Gráficos Pátria (1)

Gráficos Pátria (1)

A Pátria ainda estimou a produção total de milho em 110,29 milhões de toneladas, o que – se confirmando – seria 16,4% a menos do que a última temporada. Para a primeira safra o número pe de 28,04 milhões; para a segunda de 79,97 – com uma redução de 21,9% na comparação anual – e 2,28 milhões na terceira.

A consultoria estima a área com uma redução de 6,2% em relação a do ano anterior, em 20,89 milhões de hectares, e uma queda de produtividade média de 10,9% para 88 sacas por hectare.

Gráficos Pátria (2)

Gráficos Pátria (2)

Fonte: Notícias Agrícolas

Siga nosso Canal no What`s App para receber as principais notícias da suinocultura. Clique aqui