PSA foi detectado em uma granja com mais de 39.000 animais no condado de Timis.

As autoridades veterinárias romenas notificaram na semana passada a presença do vírus da peste suína africana (PSA) em uma granja comercial de 39.191 suínos, localizada em Parța, condado de Timiș e de propriedade da SC SMF Romania SRL.

Imediatamente após a notificação da suspeita pela Direção de Saúde Veterinária e Segurança Alimentar de Timiş, os serviços veterinários intervieram com urgência e colocaram a granja sob vigilância oficial.

Foram aprovadas áreas de proteção e vigilância em torno do surto, foram impostas medidas restritivas à circulação de pessoas, animais, produtos, subprodutos e meios de transporte. Todos os animais da granja serão abatidos, os subprodutos resultantes juntamente com restos de ração e tudo o que possa constituir uma fonte de infecção serão destruídos por neutralização, de acordo com as disposições legais, para evitar qualquer risco de propagação do vírus. Posteriormente, toda a superfície da granja será desinfetada.

Em torno do foco foram definidas uma zona de proteção com um raio de 3 km e uma zona de vigilância com um raio de 10 km. Nessas áreas, as restrições permanecerão em vigor por um período mínimo de 30 dias.

Fonte: 3tres3