Beneficiando 265.366 suinocultores, o Serviço Nacional de Sanidade Agrária (SENASA), entidade vinculada ao MIDAGRI, iniciou a campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) em 15 regiões do país.

“Este ano nossa meta é vacinar 2.517.976 animais que estão em Amazonas, Ancash, Ayacucho (parcialmente), Cajamarca, Huancavelica, Huánuco, Ica, Junín, La Libertad, Lambayeque, Lima – Callao, Pasco, Piura, Tumbes e VRAEM ” anunciou o chefe do SENASA, Miguel Quevedo.

A vacinação é a medida mais eficaz para evitar que os suínos sejam infectados com esta doença. Por este motivo, é fundamental a disponibilidade dos criadores e criadores de suínos para que possam participar ativamente nestas campanhas.

Para atingir a meta, a equipe técnica do SENASA percorrerá diariamente os setores produtivos dessas regiões, vacinando suínos susceptíveis à doença a partir de 45 dias após o nascimento.

Caso os suínos aceitem a campanha, será entregue o Certificado Oficial de Vacinação, requisito essencial para tramitar o Certificado Sanitário de Trânsito Interno, que autoriza o comércio de animais no território nacional.

Para solicitar a vacinação de suínos, o produtor pode entrar em contato com o SENASA ou comparecer ao posto mais próximo de sua cidade. Além da vacinação, também é ministrado treinamento para reconhecer os sinais clínicos da doença e aplicar as medidas sanitárias adequadas.

Regiões livres de vacinação

Há um grande avanço no trabalho de erradicação da peste suína clássica no país, considerando que no ano passado 11 regiões foram declaradas zonas livres de peste suína clássica, beneficiando criadores de suínos em Apurímac, Arequipa, Ayacucho (parcialmente), Cusco, Loreto, Madre de Dios, Moquegua, Puno, San Martín, Tacna e Ucayali.

Desde a declaração das zonas francas, um total de 157.704 produtores foram beneficiados, conseguindo reduzir seus custos de produção, garantindo seu capital pecuário e abrindo a possibilidade de especificar o acesso da carne suína aos mercados internacionais.

Fonte: Governo do Peru